Como medida administrativa para se evitar a infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) notificou, via ofício, no dia 17 de março, o secretário de Saúde do Estado de Mato Grosso, Dr. Gilberto Gomes De Figueiredo, sugerindo a edição de uma portaria para que sejam suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos nos hospitais públicos e universitários do Estado por tempo indeterminado.

No mesmo dia, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) divulgou o memorando circular N° 016/2020, com medidas restritivas, atendendo ao CRM, e limitou as visitas aos pacientes internados, adia a realização de cirurgias eletivas e procedimentos ambulatoriais nos oitos hospitais geridos pelo Estado.

Contudo, o Conselho recomenda que esta medida restritiva não deve alcançar as cirurgias oncológicas e cardiovasculares, dada as suas especificidades, assim como, os procedimentos cirúrgicos de Urgência e Emergência.

Veja aqui mais detalhes desta medida no portal do Governo de Mato Grosso

Confira a resposta, via ofício, do Governo de Mato Grosso