covid 11Os conselheiros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) arrecadaram cerca de R$ 5 mil em uma ‘vaquinha’ com o objetivo de contribuir com a produção de EPI’s para doar aos profissionais da saúde do estado que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus – Covid-19.

O valor arrecadado está sendo utilizado para a aquisição de matéria prima que está sendo doada aos laboratórios da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que estão produzindo protetores faciais (Face Shields).

Já foram produzidos cerca de mil protetores. O equipamento está sendo distribuído pelo CRM-MT, de acordo com a necessidade apontada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.

Os protetores são feitos por impressoras 3D nas dependências do Laboratório de Arquitetura e Urbanismo (FAB.Lab), da Faculdade de Arquitetura Engenharia e Tecnologia (Faet), e do Laboratório de Instrumentação Micrometeorológica e Sensoriamento Remoto (LIMSer), do Instituto de Física (IF).

“Montamos uma rede com 16 colaboradores para fazer o máximo possível. Também estamos desenvolvendo ventiladores mecânicos em parceria com o Departamento de Engenharia Elétrica da UFMT”, afirma o professor e coordenador da FABLab Maurício Oliveira.

A presidente do CRM-MT, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, destaca que o equipamento é fundamental, pois ajuda a proteger os profissionais contra gotículas, além de possibilitar maior durabilidade das mascaras de proteção. “Nós, conselheiros, estamos sensibilizados com o enfrentamento dos nossos colegas contra o vírus. Por isso, resolvemos nos unir e contribuir com a confecção desses protetores faciais”, disse.

Além dos laboratórios da UFMT, a iniciativa também conta com o apoio dos professores Armando da Silva Filho (UNEMAT) e Nadja Gomes Machado (IFMT) e do Doutorando Elio Santos Almeida Júnior (Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental) que são membros do Grupo de Pesquisa em Interação Biosfera-Atmosfera (GPIBA) da UFMT.

ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO E SEU MODO DE USO E DESCARTE

PROCEDIMENTO DE HIGIENIZAÇÃO DOS PROTETORES FACIAIS NÃO PREVIAMENTES DESINFECTADOS

covid 8

covid 9