De forma inédita, a eleição dos conselheiros titulares e suplentes para o quinquênio 2023-2028 dos Conselhos Regionais de Medicina ocorrerá exclusivamente pela internet. A votação, marcada para os dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h, vai requerer que os médicos estejam com seus dados atualizados e que não tenham débitos com o seu CRM. Para saber se estão aptos a votar, os médicos poderão acessar um site criado pela Coordenação de Informática do CFM com informações sobre o pleito. Neste site também estará incluída da plataforma de votação web, a ser usada nos dois dias da eleição.

No endereço www.eleicoescrms.org.br, o médico será direcionado para o seu CRM, onde obterá informações sobre o pleito. Por meio deste site, poderá saber se tem restrições administrativas, ou não, que o impeçam de votar. Ao colocar o número do seu CRM e CPF, o médico será informado se há restrições administrativas ao seu nome.

Caso haja restrição, o sistema não informa o motivo. Neste caso, o médico deve entrar em contato com o seu CRM para resolver a questão. Mesmo que não haja restrições, o CFM orienta que o médico acesse o CRM Virtual do seu estado ou do Distrito Federal e atualize seus dados. Por este caminho, é possível alterar o endereço, telefone e e-mail, mas não será possível resolver questões relacionadas a débitos com o CRM, nem atualizar a foto. Neste caso, o médico deve ir ao seu CRM para ser fotografado e atualizar suas digitais no kit de biometria.

Médicos com contatos inconsistentes (e-mail ou celulares compartilhados por mais de um médico, CPF inválido ou incompleto) poderão ter seus dados excluídos do colégio eleitoral. Para que isso não ocorra, terão até o dia 7 de agosto para atualizar seus dados e, assim, participar das eleições. Caso não consiga votar, o médico terá de pagar uma multa.

“É comum que o médico coloque o telefone ou o e-mail da clínica como contato no seu cadastro. Ou compartilhe tais dados com o marido ou esposa. O sistema não aceita. Ele terá de colocar seu e-mail e telefone pessoais”, alerta o diretor da Coordenação de Informática do CFM, conselheiro federal Hideraldo Cabeça.

Votação – Nos dias da eleição, o médico poderá acessar a plataforma de votação web pelo computador, notebook, celular, ou por equipamento a ser disponibilizado pelos Conselhos Regionais de Medicina. Ao acessar o equipamento, a primeira coisa a fazer é confirmar a sua identidade, o que pode ser feito pelo certificado digital, certificado em nuvem, por biometria facial ou por um PIN, a ser enviado por e-mail ou SMS.  “É por isso que os dados cadastrais precisam ser atualizados antes das eleições, para que o sistema comprove a identidade do eleitor”, explica Hideraldo Cabeça.

Após a votação, a plataforma de votação emitirá um comprovante de votação, o qual conterá os dados de identificação profissional, identificação do conselho regional e um número de controle de autenticação. Em nenhuma hipótese será informado em qual chapa o eleitor votou. Após a votação, o site www.eleicoescrms.org.br continuará no ar para que os médicos que não puderam votar possam justificar a ausência.

Tanto a abertura, como o encerramento das urnas serão transmitidos pela internet, no canal do Youtube do CFM. A declaração dos eleitos será feita na noite do dia 15 de agosto. Para garantir a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria, que está acompanhando todo o processo eleitoral.

As eleições para os CRMs 2023 estão regidas pela Resolução CFM nº 2.315/2022, que pode ser acessada aqui e pelas portarias do CFM nº 84 (clique aqui) e 101 (clique aqui), de 2023.

Matéria atualizada em 12 de junho de 2023.