Qua, 29 de Fevereiro de 2012

LOC/REPÓRTER: O Hospital Municipal Marzavão de Siqueira, em Alto Paraguai, vai instalar pronto-socorro para atender serviços de urgência e emergência. A reforma foi autorizada pelo ministério do Planejamento, em portaria publicada no Diário Oficial da União. Com o serviço pré-hospitalar os médicos vão poder avaliar os casos mais graves e encaminhá-los ao hospital de referência, em Diamantino, quando necessário. De acordo com o secretário de Saúde de Alto Paraguai, Manoel Avalonne, o pronto-socorro vai garantir melhor atendimento aos moradores da cidade.

TEC/SONORA: secretário de Saúde de Alto Paraguai – Manoel Avallone
“Para população, é de fundamental importância porque, hoje, nós não temos uma porta de entrada para urgência e emergência no município. Nós não temos um local adaptado, apropriado dentro das normas de vigilância sanitária, das exigências que são feitas para poder disponibilizar esse serviço.”
LOC/REPÓRTER: Para a ampliação do Hospital Marzavão de Siqueira, o Governo Federal à prefeitura de Alto Paraguai o terreno onde o prédio estava instalado. O processo é feito pela Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso. O superintendente Wilmar Scrader afirma que a população também vai contar com os serviços da Academia da Saúde.
TEC/SONORA: superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso – Wilmar Schader
“Além da reforma, a prefeitura vai implantar também o programa Academia da Saúde, criado pelo Ministério da Saúde, e que tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde da população a partir da implantação de pólos com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para orientação de práticas corporais e atividades físicas.”
LOC/REPÓRTER: A Academia de Saúde de Alto Paraguai vai ter área externa com aparelhos de exercícios físicos, como barras. Além de mesas para jogar truco e dominó. O objetivo também é oferecer lazer à população. A reforma do Hospital Municipal Marzavão de Siqueira, em Alto Paraguai, vai custar 600 mil reais.

TEC/SONORA: secretário de Saúde de Alto Paraguai – Manoel Avallone

Fonte: Agência do Rádio