Mato Grosso pode virar destaque na formação de médicos no país. Pelo menos esse é o objetivo anunciado pelo governador Silval Barbosa, recentemente, durante seu programa de rádio “Bom dia governador”. “Nós queremos que o Estado de Mato Grosso seja referência em formação de médicos”, disse. Para isto, ele apontou a necessidade de mais três pólos: Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop (onde a implantação do curso já está autorizada na UFMT). Atualmente, o curso existe em Cuiabá (UFMT e uma particular) e Cáceres (Unemat).
Em Várzea Grande e Rondonópolis o objetivo é que a criação seja autorizada pelo governo federal para instituições privadas. As propostas também foram apresentadas ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, na última semana. “Várzea Grande está próximo de 300 mil habitantes e precisamos estruturar o pólo educacional em todos os níveis. Conseguimos extensão da UFMT e agora queremos medicina”, destacou. Conforme Silval, na cidade a instituição particular mantém as discussões desde 2008 “e agora conseguimos fechar com o ministro”, pontuou.
Para a abertura dos cursos, Silval apontou que agora depende da Secretaria Estadual de Saúde. “Ficou dependendo do Estado, pelo deputado Pedro Henry e do secretário de Saúde, apresentar a estrutura da saúde para abrir [o curso] em cada uma dessas cidades”, reforçou. Em Sinop, a estrutura será o hospital regional que está em processo de contratação de Organização Social. Em Várzea Grande o hospital metropolitano será a referência e, em Rondonópolis, há o hospital estadual e a Santa Casa.
Em Sinop, conforme Só Notícias informou, a aprovação técnica por parte do ministério ocorreu ainda no mês passado e agora depende apenas da assinatura da presidente da República, Dilma Rousseff. Cerca de 60 vagas devem ser ofertadas.

Ter, 24 de Abril de 2012

Fonte: JNMT