O governador Silval Barbosa esteve reunido com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (15.02), em Brasília, na expectativa de garantir investimentos para a saúde pública de Mato Grosso. Juntamente com o secretário de Estado de Saúde, Vander Fernandes, o governador viabilizou a liberação de recursos.
Durante a audiência foi discutida a liberação de recursos, no valor total de R$ 8 milhões, para a compra de equipamentos para o hospital de Sinop. Segundo o secretário de Saúde, estes recursos já foram empenhados e a liberação deverá ser imediata.
Outro tópico do encontro foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em 100% do Estado. O projeto já está aprovado no Ministério da Saúde e o Governo agora está no aguardo da liberação de R$ 5 milhões. De acordo com Vander Fernandes, o ministro Alexandre Padilha se comprometeu a liberar este valor no menor prazo possível.
O aumento do teto financeiro mensal da Região Metropolitana (baixada cuiabana) também foi abordado. O Estado espera aumentar em R$ 31 milhões o valor deste teto, e também conseguir mais R$ 43 milhões para investimentos em infraestrutura. O Governo do Estado irá fazer o envio formal desta proposta na próxima semana e o ministro se comprometeu a fazer a análise do projeto.
A expectativa do secretário de Saúde é que o projeto seja aprovado até o começo de março. Ele explica que o aumento do teto irá beneficiar principalmente os prontos-socorros de Cuiabá e de Várzea Grande.
De acordo com o governador Silval Barbosa essa é uma grande conquista para Mato Grosso e mostra o entendimento que há entre os Governos Federal e do Estado. “A saúde tem a nossa atenção e o nosso cuidado. Estamos buscando recursos para que os municípios de Mato Grosso sejam contemplados”.
Também participaram da audiência o secretário Extraordinário da Copa do Mundo Fifa 2014, Eder Moraes, secretário Adjunto da Receita Pública da Secretária de Fazenda, Marcel Souza de Cursi, e os deputados federais Wellington Fagundes e Pedro Henry.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde