Uma comitiva composta por quatro conselheiros representou o CRM-MT na solenidade que marcou a celebração dos 80 anos de fundação do Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento foi realizado na última quinta-feira (11.09), em Brasília, e contou com a presença de políticos, representantes de órgãos públicos e médicos de todo o país.
Integraram a comitiva mato-grossense o presidente do CRM-MT, Diogo Sampaio, e os conselheiros Luciano Aquino de Faria, Evandro Martins de Souza e Giovani Mendes Ferreira. A vice-presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso, Marisa Tavares Fratari de Souza também esteve presente, à convite do CRM-MT.
Sampaio e Aquino, que também são conselheiros federais representando Mato Grosso, receberam a Medalha de Mérito Institucional, criada pelo CFM para homenagear profissionais com relevantes serviços prestados em nome da medicina. “É uma honra poder participar da missão do CFM, trabalhando por uma medicina baseada na ética, compromisso com a saúde da sociedade brasileira e valorização dos médicos. São 80 anos de responsabilidade e continuaremos assim”, afirmou Sampaio,
O evento foi marcado pelo resgate histórico do papel do CFM, que desde 1945 atua na proteção da medicina brasileira, na defesa da ética e na busca pela garantia de que cada paciente seja atendido de forma digna, ética, eficaz e segura. Entre as diversas iniciativas, a solenidade também foi marcada pelo lançamento de um livro e de um documentário contando a história do CFM.