Conselheiros federais e regionais de todo o país estiveram reunidos na última semana em Salvador (BA) para debater os rumos da medicina brasileira durante o II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina. Participaram do evento os conselheiros federais Diogo Leite Sampaio, que também preside o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), e Luciano Aquino.
Durante os dois dias de evento, foram abordados temas relevantes para o exercício ético e responsável da profissão com foco na modernização da gestão, na valorização do médico e na defesa intransigente do ato médico.
“Tivemos a oportunidade de abordar assuntos que já fazem parte do cotidiano do médico e estarão ainda mais presentes, como o uso da inteligência artificial e das novas tecnologias, sempre preservando o protagonismo do médico e a centralidade dos pacientes”, destacou Aquino que, durante o evento, apresentou as ações adotadas ao longo do ano pelo CRM-MT.
A segunda parte do evento tratou do fortalecimento do sistema CFM, composto por regionais em cada uma das unidades da federação, e nos desafios a serem enfrentados.
“Sem dúvidas este foi um evento riquíssimo em que pudemos debater e tratar de estratégias que garantam a inviolabilidade do ato médico, das prerrogativas profissionais e da nossa atuação, enquanto conselho, de forma a que assegure uma prática médica de qualidade para o paciente”, salientou Sampaio.
O evento foi encerrado com a apresentação da Carta de Salvador, documento que sintetiza os compromissos assumidos até 2029 reafirmando o propósito de uma atuação ética, moderna e comprometida com a boa prática médica.