Qui, 22 de Março de 2012

O Governo Federal liberou na tarde desta terça-feira (20.03), o recurso na ordem de R$ 8 milhões para compra de equipamentos para o Hospital Regional de Sinop. A liberação aconteceu após reunião entre o governador Silval Barbosa e o ministro da Saúde Alexandre Padilha, em Brasília e a bancada federal de MT. A disponibilidade dos recursos foi assegurada por uma emenda de Bancada ao Orçamento da União, apresentada no ano passado pelo deputado Carlos Bezerra, no total de R$ 9,7 milhões. Com a liberação do montante a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reabriu chamamento público para a contratação de instituição (Organização Social de Saúde) para o gerenciamento do Hospital.
O Hospital de Sinop terá capacidade para atender a macrorregião que envolve outros 13 municípios servindo a cerca de 300 mil pessoas. Os recursos são para compra de blocos cirúrgicos, equipamentos de laboratórios, entre outros aparelhos. A unidade hospitalar conta com 112 leitos.
Outra conquista do Governo de Mato Grosso foi a liberação de R$ 5 milhões para cadastramento da Central Única de Regulação do Samu em todo o estado. Silval Barbosa obteve ainda a liberação do estudo para providencia de incremento do aumento do teto financeiro mensal para unidades do interior do Mato Grosso. Para a Capital do teto atual de R$ 132 milhões ao ano o Ministério autorizou um aumento de mais R$ 22 milhões passando para R$ 154 milhões ao ano.
Também foi anunciado, segundo Vander Fernandes, a liberação de recursos na ordem de R$ 45 milhões para reformas e ampliações de unidades de Cuiabá e Várzea Grande com ambrangência para todos os municípios do Vale do Rio Cuiabá.
Outro assunto abordado pelo governador Silval Barbosa e o secretário de Saúde Vander Fernandes com o ministro Padilha foi a abertura do curso de medicina nas universidades de Sinop e Rondonópolis, além da de Cáceres.
O secretário Vander Fernandes informou que o governador Silval obteve ainda do ministro Padilha o apoio “incondicional” para implantação do programa de residência médica nos hospitais regionais, a exemplo do de Cáceres.
“A agenda dessa semana no ministério da Saúde trouxe à tona assuntos de extrema importância para o Estado de Mato Grosso. Nós temos três novos hospitais no interior e precisamos equipar e manter toda essa estrutura sem nenhuma ajuda do governo. Essa despesa é muito grande para o Estado. O ministro garantiu que irá dar esse auxílio, para que o cidadão mato-grossense tenha mais dignidade de vida, afirmou o deputado federal Pedro Henry que participou da reunião.
Segundo ainda o deputado federal ,Pedro Henry,o ministro garantiu que todas as reivindicações serão aceitas e que irá trabalhar com maior agilidade para que os recursos sejam liberados. “O ministério da Saúde estará ao lado do governo de Mato Grosso em tudo que for necessário para melhorar o sistema de Saúde do Estado. Com a liberação da emenda para o hospital de Sinop esperamos que toda a rede seja fortalecida com os programas de residência médica, que também receberá o apoio, do Ministério.Entre os assuntos debatidos entraram na pauta também a reorganização da rede hospitalar de todo o Estado, a correção da distorção de R$180 milhões que há entre a quantidade de recursos que o estado de Mato Grosso do Sul recebe em relação ao Mato Grosso e para finalizar o Hospital de Transplantes e da liberação de recurso para a instalação do Samu no Estado foram cobrados.Talvez um dos assuntos mais importantes a instalação do curso de medicina na UFMT em Sinop em Rondonópolis com a Unic e equipar a universidade de Cárceres foram colocados em pauta para o Ministro Alexandre Padilha”,disse Pedro Henry.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde/MT