“Descobrimos esse esquema e informamos que se continuasse seria feito o corte dos pontos. Devido a isso, eles se revoltaram e não compareceram ao trabalho deixando a unidade descoberta” revela Arlene afirmando que “o cumprimento da ordem conta com total aval do prefeito Túlio Fontes, que não compactua com esse tipo de prática” observa lembrando que tal medida será aplicada para todos os demais profissionais de saúde que insistirem em agir de forma ilegal.
A ausência de médicos no PAM na quinta-feira revoltou pacientes que se encontravam no local. Alguns ameaçaram funcionários e até a depredar a unidade. Foi necessária a intervenção da Polícia Militar para conter os ânimos, até que a secretária providenciasse a chegada de outros plantonistas. Assumiram a função as médicas Carla Nakata e Fernanda Lara. Ambas médicas de PSFs. O médico Berto Burgos, conforme os funcionários, compareceu ao local. Porém, não assumiu o plantão.
O fato foi comunicado à secretária pela coordenadora do PAM, enfermeira Joice Spinosa. Ela, inclusive, como chefe da unidade, tomou a iniciativa de registrar Boletim de Ocorrência. Joice foi acompanhada ao CISC pela coordenadora dos PSFs Mara Cristina Durval. O Procedimento Administrativo será apurado pela Comissão de Sindicância da Prefeitura. Os médicos que patrocinaram o episódio poderão receber punição que vai desde uma simples advertência e até demissão por justa causa.

Ter, 28 de Fevereiro de 2012

A Prefeitura de Cáceres vai punir os médicos Berto Burgos e Gil Stênio, diretor técnico do Pronto Atendimento Médico (PAM) por terem deixado a principal unidade de saúde do município, sem atendimento por duas horas, na última quinta-feira, 23. Burgos havia sido escalado como plantonista: não compareceu; o diretor técnico Gil Stênio foi comunicado, mas sequer atendeu ao telefone da coordenadora do PAM. A decisão será tomada pelas secretarias de Saúde e Administração que já instauraram procedimento administrativo para apurar o caso. “É uma situação inusitada que não pode de maneira alguma acontecer. Pois coloca em risco a vida de pacientes” assegura a secretária Arlene Alcântara, acrescentando que os médicos teriam se “amotinados” após constarem uma diferença salarial, no holerite, devido ao corte de horas não trabalhadas. Ela explica que, a cada plantão dois médicos são designados para o trabalho. Porém, para ludibriar a saúde, eles se combinam e dividem o horário de expediente, trabalhando apenas a metade. Ficando dessa forma apenas um médico no plantão. “Descobrimos esse esquema e informamos que se continuasse seria feito o corte dos pontos.

Devido a isso, eles se revoltaram e não compareceram ao trabalho deixando a unidade descoberta” revela Arlene afirmando que “o cumprimento da ordem conta com total aval do prefeito Túlio Fontes, que não compactua com esse tipo de prática” observa lembrando que tal medida será aplicada para todos os demais profissionais de saúde que insistirem em agir de forma ilegal. Essa é a segunda vez em que secretária Arlene Alcântara corta ponto de médicos faltosos na secretaria de Saúde. Em maio de 2011, um médico chegou a ameaçá-la depois que teve o salário reduzido. Inclusive, um deles, chegou ao cúmulo de faltar 15 dias de serviço. A ausência de médicos no PAM na quinta-feira revoltou pacientes que se encontravam no local. Alguns ameaçaram funcionários e até a depredar a unidade. Foi necessária a intervenção da Polícia Militar para conter os ânimos, até que a secretária providenciasse a chegada de outros plantonistas.

Assumiram a função as médicas Carla Nakata e Fernanda Lara. Ambas médicas de PSFs. O médico Berto Burgos, conforme os funcionários, compareceu ao local. Porém, não assumiu o plantão. O fato foi comunicado à secretária pela coordenadora do PAM, enfermeira Joice Spinosa. Ela, inclusive, como chefe da unidade, tomou a iniciativa de registrar Boletim de Ocorrência. Joice foi acompanhada ao CISC pela coordenadora dos PSFs Mara Cristina Durval. O Procedimento Administrativo será apurado pela

Comissão de Sindicância da Prefeitura. Os médicos que patrocinaram o episódio poderão receber punição que vai desde uma simples advertência e até demissão por justa causa. O médico Berto Burgos, conforme os servidores do PAM é reincidente em maus tratos a pacientes e agora a faltar expediente. O prazo para a conclusão do processo é de 60 dias. Porém, a secretária Arlene Alcântara, pretende solucioná-lo o mais rápido possível.

Fonte: 24 Horas News