A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Dra. Hildenete Monteiro Fortes, participou na manhã desta segunda-feira (09) de uma reunião com a diretoria do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) para discutir falta de profissionais da área de pediatria.

Na última sexta-feira (06), a presidente recebeu na sede do CRM-MT representantes dos profissionais e membros do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindmed-MT), que relataram o problema. Na ocasião, a presidente Dra. Hildenete Fortes solicitou a reunião com a diretora-superintendente do HUJM, Dra. Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça, e foi prontamente atendida.

De acordo com a Dra. Hildente Fortes, o objetivo foi de resolver o impasse decorrente da falta de profissionais da área de pediatria. O problema impactou a escala de plantonista, atingindo diretamente os setores de Pronto Atendimento, enfermaria e sala de parto.

Durante a reunião, onde também participaram os representantes do corpo clínico da pediatria e UTI Neonatal, ficou definido a realização de um processo seletivo, em caráter de urgência, para a regularização da escala médica.

Além disso, ficaram firmadas as condições para pagamento de médicos quem trabalham em Regime Jurídico Único e docentes que não tenham dedicação exclusiva. Outra conquista oriunda da reunião é o pagamento de hora extra aos profissionais do setor citado.

Participaram das negociações a diretora-superintendente do HUJM, Dra. Elisabeth Aparecida Furtado de Mendonça; a diretora da Faculdade de Medicina da UFMT, Dra. Bianca Borsatto Galera; o chefe de departamento de medicina do HUJM, Dr. Antônio Amorim; a chefe da Divisão Médica, Dra. Michele Andraus; a chefe da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Sandra Breder Assis; as representantes do setor de pediatria, Dra. Ana Paula Barros Nince Kanashiro e Dra. Sileyde Cristiane Bernardino Matos Povoas Juca; as representantes da UTI Neonatal, Dra Drª. Maria de Fátima de Carvalho Ferreira e Dra. Patrícia; e a conselheira do CRM-MT, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio.