Sex, 27 de Abril de 2012

O Hospital de Nova Mutum deve ser a primeira instituição municipal de saúde de Mato Grosso a seguir o modelo de gestão através de Organização Social de Saúde (OSS). O contrato para passar a administração das mãos públicas para a OSS está prevista para ocorrer já na próxima quarta-feira, dia 02 de Maio.
Este tipo de administração já foi adotado pelo governo estadual e várias unidades, entretanto é alvo de muitas críticas da classe médica e dos movimentos sociais.
No último sábado (21), houve uma reunião entre os médicos da cidade, organizada pelo Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), para debater a respeito da mudança que está prestes a ocorrer.
“Vamos tentar impedir isso de todas as formas. Manifestações, ações judiciais, tudo”, afirmou Elza Luiz de Queiroz, presidente do sindicato. Para ela, este tipo de gestão é ineficiente, além de contestado pela Justiça de vários estados.
Contudo, o sistema de gestão através de OSS é visto como uma forma de reduzir os gastos e continuar oferecendo o serviço de saúde para a população, conforme informações da prefeitura. O poder público municipal estaria gastando entre R$ 600 e R$ 800 mil mensais desde outubro do ano passado, quando assumiu o comando da unidade de saúde.
A Fundação Mutuense de Saúde, antiga responsável pela administração do Hospital Municipal de Nova Mutum, foi impedida pelo Tribunal de Contas do Estado de renovar o contrato devido à falta de certidão negativa no INSS e FGTS.
“Com a administração passando para uma OSS, o município vai continuar adquirindo serviços do hospital, mas a unidade poderá também aceitar planos de saúde e realizar atendimentos particulares e, aos poucos, tornar-se auto-sustentável”, alegou o prefeito Lírio Lautenschlager, em matéria publicada pela assessoria.
O Edital para a seleção da OSS que vai gerir o hospital municipal de Nova Mutum foi publicado no dia 17 abril. O chamamento público, como é denominado esse trâmite nos anais burocráticos, vai durar até o último dia deste mês.

Fonte: Diário de Cuiabá