Tomou posse na noite do dia 31 de março a nova diretoria do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) para dois anos e meio de mandato (2021-2023). Ocupa a presidência a pediatra Lúcia Helena Barboza Sampaio, que atuou como 1ª secretária na diretoria antecessora, presidida pela médica Hildenete Monteiro Fortes.

“Nos últimos 30 meses em que estivemos colaborando na diretoria, apesar de todos os revezes, muito foi realizado. Tivemos que nos reinventar durante a pandemia, criando maneiras de manter as atividades conselhais e alcançarmos novos objetivos”, contextualizou Dra Lúcia Sampaio, reconhecendo os avanços e também os desafios que ainda estão por vir para garantir novos aperfeiçoamentos.

A presidente citou, entre outras propostas do planejamento estratégico da nova diretoria, implantar técnicas de compliance na operacionalização do CRM-MT, em conformidade com o Conselho Federal de Medicina e com as recomendações do Tribunal de Contas da União.

“Daremos continuidade a modernização da gestão, com foco na aproximação cada vez maior entre o conselho e o médico, e com a sociedade”, pontuou a médica, por meio da implementação das representações municipais que tornará a interlocução com o conselho mais próxima e ágil. Serão criados canais mais eficientes de comunicação com a sociedade através da ouvidoria e do projeto “Conversando como CRM-MT”.

Na mesma linha, a nova diretoria pretende, em conjunto com o CFM, promover a modernização do site do CRM-MT, por meio do qual em breve será possível resolver muitas das demandas que hoje requerem o comparecimento do médico à sede do conselho.

“Para melhor atender o médico e a sociedade, vamos promover adequações na sede e também nos canais de comunicação”, anunciou a presidente.

Dra. Lúcia Sampaio também destacou desafios em relação à precarização de escolas médicas, num total de 353 estabelecimentos abertos no Brasil, dos quais 94% não têm condições de oferecer um ensino de qualidade, trazendo à sociedade cerca de 35.000 novos médicos por ano.

A nova presidente ainda ressaltou a forte pressão para que de pessoas que cursaram medicina fora do país em escolas precárias sejam inscritas e habilitadas para o exercício profissional e consequente atendimento da sociedade, sem revalidação do seu diploma, e com a precarização dos contratos de trabalho médico, impactando a qualidade do atendimento à população.

Estes temas, defendeu Dra. Lúcia Sampaio, requerem maior posicionamento político dos Conselhos. “Por isso teremos no CRM-MT uma comissão de assuntos políticos, buscando atuar em conjunto com todas as entidades médicas e todos os entes envolvidos com a promoção da saúde da sociedade.”

A presidente encerrou seu discurso homenageando todos que sucumbiram à Covid-19, em especial os 28 médicos de Mato Grosso que não resistiram ao vírus.

Balanço

Dra. Hildenete Monteiro Fortes, que deixa a presidência e assume a vice-presidência do CRM-MT, fez um balanço de dois anos e meio de gestão. Citou a aproximação com todas as faculdades, sociedades de especialidades, Associação Médica, Academias de Medicina e Sindicato dos Médicos.

Sua gestão ainda realizou importantes fóruns de debates buscando democratizar a informação, promoveu reformas e readequação do espaço físico, proporcionando mais conforto para servidores e médicos, informatização de diversos setores, instalação de uma usina de energia solar com projeção de 80% de economia na conta de luz.

Pandemia

Em relação à pandemia, foram implantadas medidas de segurança para colaboradores e público em geral, adoção do sistema de trabalho em home-office para os colaboradores com comorbidades, atendimento ao público com hora marcada, entre outros.

A cerimônia de posse reuniu apenas os novos membros da diretoria e colaboradores, com todas as normas de segurança, e foi transmitida ao vivo. Por videoconferência, participaram do ato a médica mato-grossense Natasha Slhessarenko, representando o Conselho Federal de Medicina; Dr. Márcio Canavarros Serra, presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso; Dr. Vicente Herculano Silva, presidente da Federação Brasileira das Academias de Medicina.

O deputado estadual Dr. João José de Matos teve participação presencial no ato, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

DIRETORIA DO CRM-MT – GESTÃO 2021/2023

Presidente: Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio