Sex, 05 de Maio de 2012

O livro “Notas sobre médicos do passado mato-grossense”, dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Fernando Tadeu de Miranda Borges e Maria Adenir Peraro, e de Maria Carolina de Almeida Duarte, será lançado na próxima terça-feira (10), às 19 horas, na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (AL/MT). A venda do livro, no dia do lançamento, será revertida para o Hospital de Câncer. Publicado pela Editora Scortecci, a capa do livro é de Ferreth, cartunista brasileiro.

Segundo o presidente da Academia de Medicina de Mato Grosso, Vicente Herculano da Silva, o livro “Notas sobre médicos do passado mato-grossense” atendeu o objetivo da Academia, no “sentido de criar seu quadro de patronos e patronesses, e deixa para o mundo acadêmico uma forte marca de livro-referência, por se tratar de fonte de consulta obrigatório.” Para ele, o conteúdo do livro “não se esgotará na pena habilidosa, fecunda e indagativa dos autores, mas deve ainda servir de incentivo aos futuros pesquisadores em busca das vertentes que embasaram a vida destes heróis médico em Mato Grosso”.
“Este livro é um trabalho brilhante sobre os médicos do passado mato-grossense e muito contribuirá para a História de Medicina de Mato Grosso, como um legado para as novas gerações de profissionais da saúde”, afirma o superintendente do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), Elias Nogueira Peres.
“Em Notas sobre médicos do passado mato-grossense encontramos registros precisos dos pioneiros desta nobre profissão em nosso território, nos séculos XVIII, XIX e XX. Os autores realizam um trabalho paciente e meticuloso que preenche uma lacuna da própria história de Mato Grosso”, escreve o vice-reitor da UFMT e médico, Francisco José Dutra Souto.
“No dia 18 de maio de 2009 participamos de uma reunião na Academia de Medicina do Estado de Mato Grosso, a convite dos Membros da sua Comissão Especial, composta dos seguintes médicos e acadêmicos: Augusto César Régis, Arthur Monteiro, Fernando Arruda, José Rubens Zaitune, Márcio Canavarros e Vicente Herculano da Silva (presidente da Comissão). Na pauta, a incumbência de refletirmos a respeito da realização de um levantamento sobre médicos do passado mato-grossense, ou melhor, de médicos que prestaram algum tipo de serviço ao Estado de Mato Grosso uno (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), desde o período colonial, a fim de subsidiar a confraria na escolha dos patronos e das patronesses das cinqüenta cadeiras estabelecidas pelo seu Estatuto. […] Na certeza de termos contribuído junto à Academia de Medicina do Estado de Mato Grosso com pistas para a escolha dos seus patronos e patronesses, cumprimentamos os Acadêmicos, e de forma singular, a Comissão Especial da Confraria pela confiança depositada”, escrevem os autores.

Fonte: 24 Horas News