Considerando a matéria veiculada pelo programa Fantástico, da TV Globo, na edição deste domingo, 18/02, que mostra o desvio de recursos da saúde no estado de Mato Grosso, por meio de superfaturamento e fraudes, o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso enaltece o esforço de reportagem que trouxe o escândalo à luz, assim como a atuação conjunta da Controladoria Geral da União, da Polícia Federal, do Ministério Público Federal. E informa que:

a) Solicitará informações detalhadas aos órgãos sobre os casos citados na matéria;

b) Abrirá sindicância contra os sócios médicos das empresas citadas que atuem no estado de Mato Grosso, assim como contra os médicos envolvidos nesses casos;

c) Abrirá processo administrativo para investigar a atuação das empresas nos casos, o que poderá levar à interdição ou suspenção do registro das empresas no CRM-MT;

d) Reafirma a necessidade de vigília sobre a saúde e os gastos públicos que são desviados e acabam não se transformando em uma saúde com a qualidade que nossa população precisa.

Cuiabá, 18 de fevereiro de 2024.