O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) vem a público manifestar sua indignação em relação à matéria “Erro médico – ele é mais comum do que você pensa”, publicada na revista Superinteressante, edição de julho de 2018. Assim como os demais Conselhos Regionais, também referendamos os posicionamentos do Conselho Federal de Medicina (CFM), expressos na nota publicada em seu site (veja em goo.gl/y6SgG3), lamentando, publicamente, o tom alarmista adotado pela reportagem.

Conforme já mencionada pelas demais Autarquias,a referida publicação difama, desde sua capa, a figura do médico, como único responsável por eventuais falhas no atendimento ao precário sistema de saúde. A matéria generaliza ao apontar casos específicos de supostos “erros médicos”, tratando esses fatos descolados de um contexto de sucateamento e subfinanciamento do sistema público de saúde, más condições de trabalho para profissionais da saúde, falta de profissionais e de insumos e excesso de demanda.

O Código de Ética Médica é claro, em seus princípios básicos, ao ressaltar que “o alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional”. E que “o médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade”. Desta forma, determina que o médico atue sempre em benefício da saúde de seus pacientes, reunindo esforços e seus conhecimentos a serviço de sua profissão.

Certos de que a revista não procurou se ater às soluções para o problema da Saúde no País, o CRM-MT também reforça seu protesto, em nome de seus mais de 5 mil médicos ativos inscritos no Estado de Mato Grosso, contra a abordagem inadequada do tema.

Cuiabá, 29 de junho de 2018