NOTA DE FALECIMENTO

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Dra. Hildenete Monteiro Fortes, manifesta, em nome da Classe Médica, pesar pelo falecimento do Dr. José Fernando Maia Vinagre, conselheiro e corregedor federal do Conselho Federal de Medicina (CFM) pelo Estado de Mato Grosso, ocorrido neste sábado (25).

“Lamentamos imensamente o falecimento precoce do amigo Vinagre, e prestamos nossa solidariedade à família e aos amigos do nosso saudoso corregedor, homem dinâmico e que de forma carinhosa e presteza dedicou parte da sua vida à defesa da saúde pública e em busca da qualidade de vida dos profissionais da saúde do Brasil. Desejamos que a família encontre o conforto nos ensinamentos que ele deixou como homem e profissional, respeitado pela sociedade”, destacou a presidente.

O conselheiro José Fernando Maia Vinagre faleceu por volta das 19h, deste sábado, em decorrência de uma inflamação do apêndice intestinal (Apendicite). Vinagre estava internado desde sexta-feira (24) no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

Natural de Cuiabá, Dr. Vinagre, como era conhecido, nasceu em 1951. Era solteiro, e não teve filhos. Formou-se em pediatria na Faculdade de Medicina de Teresópolis (RJ), em 1975. Em Mato Grosso, exerceu a profissão no Hospital Geral de Cuiabá (Filantrópico e universitário). Foi presidente da Sociedade de Pediatria e do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), de 1998 a 2001. Também é fundador da Academia de Medicina do estado.

Em 2004, passou a fazer parte do CFM, onde já foi o corregedor-adjunto (2006-2009). Participou da comissão que revisou o Código de Ética Médica, em vigor desde 30 de abril de 2019. Atualmente era corregedor do CFM e coordenador da Comissão Nacional do Parto Normal, que tem agido ativamente na discussão de temas relacionados ao assunto. Coordenava as câmaras técnicas de dermatologia, oftalmologia, medicina do tráfego e aeroespacial, entre outras atividades realizadas.

Como corregedor do CFM e conselheiro federal por Mato Grosso, José Fernando Maia Vinagre, sempre destacou a importância de uma boa estrutura para a melhoria e avanço no ensino médico. Para o então conselheiro é primordial boa remuneração e formação aos professores, hospitais universitários de qualidade e investimento na estrutura das faculdades de medicina.

VELÓRIO

O velório será realizado a partir das 2h da madrugada deste domingo (26), na sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso, localizado Rua E, S/Nº – Centro Politico Administrativo, em Cuiabá.

O sepultamento está previsto para as 16h, deste domingo, no Cemitério Piedade, localizado na Rua Batista das Neves, 489 – Centro, Cuiabá.