Diante das notícias veiculadas sobre a condenação de um profissional médico pelo não cumprimento de jornada de trabalho na Prefeitura de Pontes e Lacerda, o CRM-MT informa que abrirá sindicância para apurar a responsabilidade ética do profissional nos fatos ocorridos.

A baixa remuneração paga pelos serviços médicos constitui uma realidade nacional que desvaloriza o trabalho médico por ser incompatível com a formação, a dedicação e a responsabilidade que o cargo exige, porém essa realidade não pode servir como justificativa para o descumprimento de deveres funcionais.

Para tentar mudar este cenário os Conselhos de Medicina defendem que os médicos da rede pública devem ser contemplados com a implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Vencimento, com a fixação de valor mínimo de remuneração para o médico em atividade no SUS, tendo como parâmetro inicial o piso nacional da categoria estabelecido pela sua representação sindical.