Mato Grosso tem um déficit de 1.095 leitos e outros 163 de UTIs. O dado foi apresentado à Câmara Temática de Saúde, criada para elaborar um plano de ação ao setor para a Copa do Mundo em 2014. O plano faz parte do pacote de medidas que deverão ser tomadas para que as cidades-sede do mundial tenham condições de receber o público que vai assistir aos jogos.
Representantes das 12 cidades-sede da Copa reuniram-se em Fortaleza na última semana para apresentar à Câmara Temática de Saúde o que precisa ser feito para atender a demanda no setor.
Com as informações levadas pelas capitais, o governo federal vai compor a matriz de responsabilidade da Saúde para o torneio, que será assinada por prefeitos, governadores e ministros.
As ações previstas serão divididas em Assistência à Saúde, Vigilância em Saúde na Copa e Gestão Integrada na Saúde.
Segundo o governo do Estado, os serviços de urgência e emergência serão feitos no aeroporto, centros de treinamento, unidades de pronto-atendimento, policlínicas, pronto-socorro, unidades hospitalares, unidades de atendimento pré-hospitalar móvel e pontos turísticos.
AÇÃO
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou pelo menos nove apreensões de agrotóxicos que não possuiam registros, durante a operação de fiscalização na região de Lucas do Rio Verde que envolveu o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) e o Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).
No primeiro dia de trabalho, as equipes de fiscalização foram dividas em nove e distribuídos os equipamentos de segurança.
Já no segundo e terceiro dias duas equipes ficaram responsáveis pelas revendas na cidade e serviram também de suporte para as fiscalizações das fazendas.

O Estado tem atualmente 10 hospitais, incluindo os hospitais regionais de Cáceres, Rondonópolis, Colíder, Várzea Grande, Sorriso e Água Boa. No total são 1.969 leitos, sendo 699 da rede privada e 1.270 do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá faltam 163 leitos, sendo 72 na capital e 57 em Várzea Grande.

A reportagem tentou falar com o secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, para saber detalhes sobre o projeto apresentado à Câmara Temática e o que será feito por parte da pasta para reduzir a falta de leitos em Mato Grosso. No entanto, a assessoria de imprensa da pasta informou que Henry está viajando e que só estará de volta a Cuiabá na próxima quarta-feira (17).

AÇÃO

Realizada de 25 a 29 de julho, deste ano, os órgãos também registraram 29 notificações, 14 autuações e aplicaram R$ 140 mil em multas. No foco da fiscalização estiveram revendas de defensivos agrícolas, um depósito de embalagens vazias e propriedades rurais, que totalizaram 41 locais fiscalizados, todos instalados na cidade de Lucas do Rio Verde (distante 350 km da capital) e nas proximidades de Tapurah e Sorriso.

Fonte: Folha do Estado