O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, visitou hoje (13) o Estado de Mato Grosso para conhecer os serviços de saúde do Estado que está se reorganizando para a Copa 2014. Também apresentou projetos do Ministério da Saúde que compõem as redes de Atenção à Saúde, como a rede de Urgências , Saúde Toda Hora, Rede Cegonha, rede de Atenção Psicossocial e rede de prevenção e combate ao câncer.
Em audiência com o governador do Estado, Silval Barbosa, o secretário Helvécio juntamente com o Deputado Federal, Pedro Henry, o secretário Estadual de Saúde Vander Fernandes e o secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Lamartine Godoy Neto trataram das ações de reestruturação da saúde no estado. Uma das ações definida foi investimento para implantação do Serviço Móvel de Urgência SAMU 192 100% no Estado e investimento para a implantação da Central Única de Regulação do SAMU , o que garantirá a cobertura 100% do serviço .
“Isso representa um avanço no sistema hospitalar do Estado, além de melhorar o nível tecnológico do Sistema Único de Saúde (SUS) com a regulação unificada, destacou o secretário Helvécio. Durante a audiência também ficou acertado que o governo federal garantirá a execução total das Emendas Parlamentares envolvendo saúde neste ano.
O Governador Silval Barbosa disse que o aceno do Ministério da Saúde em investimentos no Estado quer seja no credenciamento de serviços, na manutenção dos novos hospitais que serão instalados ainda este ano e mais a garantia da execução das emendas parlamentares que somam R$ 50 milhões serão fundamentais nas aplicações das ações do Governo planejadas para a Saúde.
O secretário Helvécio Magalhães, anunciou em coletiva após ter tido audiência com o Governador Silval Barbosa e visitado Unidades de Saúde instaladas na Região Metropolitano, que vai financiar o Projeto Samu 100% no Estado, considerado por ele ousado e pioneiro, sendo Mato Grosso o primeiro Estado em se manifestar em querer cobertura 100% do serviço ,mais Investimentos de R$ 3 milhões para o município de Cuiabá e mais 3 milhões para o município de Várzea Grande , 5 milhões para instalação da central única de regulação do SAMU 192,e ainda a soma de R$ 50 milhões na aprovação de projetos de credenciamentos de leitos hospitalares, leitos de UTis, credenciamentos de serviços e custeio de hospitais.
“ Esta agenda que cumpro em Mato Grosso é prioritária na escala das ações do Ministério da Saúde. É o primeiro Estado a ser visitado por ser sub-sede da copa.Temos muito que fazer e trabalhar por Mato Grosso.É um compromisso do Ministro para com o Governador.Para o ano de 2012 os investimentos previstos para Mato Grosso totalizarão cerca de 100 milhões, contando com as emendas parlamentares, credenciamentos e os projetos que estamos estudando”,disse Helvécio Magalhães.
O deputado Federal, Pedro Henry,disse que o pacote de projetos que o Estado apresentou ao Ministério da Saúde com o mapeamento estratégico das necessidades do Estado em cada região,vai melhorar a resposta social do SUS na oferta de serviços a população. “ Temos muito a melhorar. A saúde do Estado trabalha na reorganização da Rede de Serviços, na implantação de novos serviços, a Gestão ganhou uma nova concepção inovadora, tem novos parceiros,e acima de tudo busca conhecimento na implantação de ferramentas de gestão que possam dar mais eficiência a Administração da Saúde Pública.Essas são as metas para este ano”.
O secretário Helvécio conheceu o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, o Hospital dos Transplantes, o Hospital Psiquiátrico Adalto Botelho, O Hospital Metropolitano de Várzea Grande e o Pronto-Socorro de Várzea Grande. Também conheceu o Hospital Santa Helena que está sendo qualificado e estará inserido na estratégia Rede Cegonha.
REDES – Uma das agendas prioritária do Ministério da Saúde neste primeiro semestre do ano é visitar os estado para articular a implantação das redes de Atenção à Saúde. O objetivo das redes é que os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) funcionem de forma integrada, ampliando o acesso com qualidade. Durante reunião técnica do Ministério com os gestores locais foram apresentadas as etapas para implantação da rede de Atenção às Urgências, que o Estado já está em fase de implantação e desenvolvimento do plano de ação.
A rede de Atenção às Urgências é composta pela promoção, prevenção e vigilância à saúde, Atenção Básica, Salas de Observação (ambiente da Unidade Básica de Saúde destinado ao atendimento de pacientes em regime ambulatorial), Salas de Estabilização para pacientes críticos e grave, Força Nacional do SUS, SAMU, UPA 24h, Componente Hospitalar e Atendimento Domiciliar.

“ Esta agenda que cumpro em Mato Grosso é prioritária na escala das ações do Ministério da Saúde. É o primeiro Estado a ser visitado por ser sub-sede da copa.Temos muito que fazer e trabalhar por Mato Grosso.É um compromisso do Ministro para com o Governador. Para o ano de 2012 os investimentos previstos para Mato Grosso totalizarão cerca de 100 milhões, contando com as emendas parlamentares, credenciamentos e os projetos que estamos estudando”,disse Helvécio Magalhães.

Fonte: Saúde MT