Ministério da Saúde vai aprimorar atendimento a queimados
Profissionais dos serviços de emergência e urgência receberão orientações quanto ao atendimento de pacientes com queimaduras
O Ministério da Saúde vai aprimorar as diretrizes nacionais de atendimento aos pacientes com queimaduras. Uma das primeiras iniciativas é a adoção das sugestões que integram o Protocolo de Tratamento de Emergência das Queimaduras desenvolvido pela Câmara Técnica de Queimaduras do Conselho Federal de Medicina (CFM), com a contribuição do Ministério da Saúde, para a capacitação e o atendimento nas unidades da rede pública de saúde. As orientações serão disseminadas nas urgências e emergências credenciadas ou não ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de uma cartilha a ser elaborada pelo Ministério tomando como base as sugestões do protocolo.
As orientações vão desde o tratamento da ferida e da dor, iniciando por itens como o reconhecimento do tipo de queimadura, a gravidade, tratamento imediato de emergência e a extensão da lesão, forma de atendimento até a transferência para as unidades de tratamento de queimaduras.
De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, este material proporcionará a disseminação de informações e a capacitação de toda a equipe das unidades de saúde da rede pública. “Além de melhorar o primeiro atendimento e reduzir o sofrimento e as possíveis sequelas dos pacientes com queimadura”, salientou.
Aprimoramento – O secretário Helvécio Magalhães disse que as informações contidas no documento servirão de guia para o treinamento permanente aos profissionais. Ele adiantou que será publicada uma portaria, ainda sem data prevista, com objetivo de instalar o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (SAMU) Especializado – com pagamento diferenciado pelos atendimentos.
Além do mais, o conteúdo do protocolo do CFM também poderá ser utilizado na revisão da portaria que regulamenta o atendimento aos queimados no âmbito do SUS.

Fonte: Ministério da Saúde