Sex, 25 de Maio de 2012

O país contará com uma uniformização do atendimento de emergência às queimaduras. O Ministério da Saúde publicará e distribuirá nacionalmente um conjunto de regras – elaborado pela Câmara Técnica de Queimaduras doConselho Federal de Medicina (CFM) – que dá subsídios para a qualificação do atendimento a este tipo de paciente. O documento será incorporado às diretrizes assistenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A notícia foi comemorada pela CT em reunião nesta quinta-feira, dia 24, em Brasília: “é importante que todos os médicos tenham acesso a essas orientações, pois preveem um processo sequencial do atendimento, que vão desde o tratamento da ferida, iniciando por itens como o reconhecimento do tipo de queimadura, a gravidade e a extensão da lesão”, afirmou o representante da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) e membro da CT, Flávio Nadruz.
A cartilha oferece um verdadeiro passo-a-passo de como atender este tipo de caso. O foco principal recai sobre os atendimentos de urgência e emergência, porta principal de entrada das ocorrências. Veja abaixo os pontos previstos no protocolo de emergência das queimaduras. Clique aqui para ter acesso a integra da cartilha.
Direção – O 1º vice-presidente do CFM, Carlos Vital Corrêa Lima, assumiu a coordenação da Câmara Técnica de Queimaduras. O médico substitui o conselheiro do CFM, Antônio Pinheiro, falecido ano passado. No início da reunião, o grupo prestou uma homenagem ao cirurgião-plástico.
Além de Flávio Nadruz, participaram reunião: Alfredo Gragnani Filho (vice-coordenador do Laboratório de Cultura de Células da Unidade de Cirurgia Plástica da Unifesp), a cirurgiã plástica Zineide Alves, José Renato Harb (secretário da Regional Espírito Santo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – SBCP), e como convidado Cláudio Cavalcanti (voluntário na Amazônia à pessoas escalpeladas).

PONTOS PREVISTOS NO PROTOCOLO DE EMERGÊNCIA DAS QUEIMADURAS

• Tratamento Imediato de Emergência
  • Tratamento na sala de Emergência
  • Profundidade da Queimadura