O Conselho Federal de Medicina estipulou o valor da anuidade 2019 em R$ 750, para pagamento até 31 de março de 2019. Mas os profissionais podem contar com o benefício de 5% de desconto no pagamento da anuidade de pessoa física até o dia 31 de janeiro de 2019, passando para R$ 712,50.

Após essa data, o desconto é de 3% (R$ 727,50), desde que o pagamento seja efetuado até o dia 28 de fevereiro. A partir desta data, será cobrado o valor integral de R$ 750.

O CRM-MT enviou pelo Correio apenas o boleto para pagamento à vista, de R$ 712,50, com vencimento em 31 de janeiro. O médico que optar pelos descontos de 3%, pelo valor integral ou pelo parcelamento deverá acessar o site do CRM-MT, e gerar os boletos.

Recém-formados

Os médicos recém-formados terão redução de 60% na anuidade de 2019. As taxas para aqueles que fizerem a primeira inscrição nos Conselhos Regionais de Medicina serão efetuadas com base no valor estabelecido na Resolução CFM nº 2.185/2018, obedecendo à proporcionalidade dos meses do ano.

Critérios de isenção

Integral para os médicos que completam 70 anos no exercício de 2019, sem prejuízo da cobrança de débitos anteriores;

Temporária ou definitiva, no caso de incapacidade laborativa, mediante requerimento e documentação comprobatória;

Integral para profissionais que estiverem exercendo a Medicina exclusivamente na condição de médico militar, mediante requerimento e documentação comprobatória.

Resumo dos benefícios para pessoas físicas

• Desconto de 5% na anuidade para pagamento à vista até 31/01/19;
  • Desconto de 3% na anuidade para pagamento à vista até 28/02/19;
  • Desconto de 60% para recém-formados;
  • Isenção integral da anuidade 2019 para médicos que completam 70 anos de idade no exercício de 2019 (independente de pendências financeiras, mas não anula os débitos de exercícios anteriores);
  • Isenção, temporária ou definitiva, no caso de incapacidade laborativa, mediante requerimento e documentação comprobatória.

(Fonte: Com a colaboração do Cremesp).