Médicos do Hospital Regional de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá) suspenderam os atendimentos ambulatoriais, cirurgias e exames e fazem apenas os procedimentos considerados básicos. Um médico, que preferiu não se identificar, afirmou, ter sido a forma encontrada para pressionar o pagamento dos salários referentes a fevereiro e março, que estariam atrasados, e ainda, a quitação de pendências, como o pagamento de plantões, no final do ano passado. Cerca de 30 médicos atuam na unidade.
O médico explicou que a decisão de suspensão dos atendimentos partiu de todo o corpo clínico da unidade hospitalar, há 3 dias, já que os atrasos também aconteceriam com os demais servidores, além dos médicos. Ele disse que o principal motivo foi falta de uma resposta concreta quanto a resolução da situação por parte da Organização Social da Saúde (OSS) que assumiu a unidade em janeiro deste ano e que a gere em cogestão com o Estado. O Conselho Regional de Medicina, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual e Secretarias de Saúde foram comunicadas sobre este fato.
Outro lado: A assessoria da Secretaria de Estado de Saúde informou, que o pagamento referente a fevereiro está sendo efetuado hoje. Já o referente à março e as pendências do ano passado, quando um consórcio regional de saúde geria o hospital, começam ser programados nesta sexta-feira (13), e devem ser regularizados até a semana que vem.
O órgão apontou que o atraso nos salários ocorreu por dificuldades no fechamento do orçamento, no final do ano passado. Mas que, com a abertura do orçamento deste ano, o governo ordenou a quitação por completo. Os valores não foram confirmados.

Sex, 13 de Abril de 2012

Fonte: Repórter News