Até o próximo mês, a população várzea-grandense continuará sofrendo com a falta de médicos nas unidades de saúde segundo maior município do Estado. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde pretende realizar o chamamento de 240 novos médicos somente no próximo mês. Até lá as unidades permanecem na situação atual, em que 65% dos profissionais de saúde foram demitidos e aguardam recontratação.
De acordo com o secretário da pasta, Marcos José da Silva, a próxima sexta-feira (20), 80% das verbas indenizatórias que já completam cinco meses de atraso, serão pagas. O secretário informou qeu o prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, esteve reunido com o governador Silval Barbosa que garantiu o repasse até a próxima semana.
Embora o Executivo municipal já tenha cumprido um dos acordos – pagamento do o salário do mês de dezembro, que também se encontrava em atraso – o valor a ser pago para as verbas não corresponde ao acordado com a categoria na assembléia realizada no último dia 18.
Mal explicado
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed), Celso Vargas, a situação imposta pela Secretaria Municipal de Saúde, que demitiu sem informar aos médicos que voltaria a constratar, se apresenta de modo confusa.
“Como uma secretaria que precisa de no mínimo 20% de aumento de profissionais, demite 65% dos que já tem e depois fala que irá recontratar? Isso é no mínimo estranho, demitir sem falar se vai recontratar, quando irá recontratar, e quem irá recontratar. Enquanto isso a população sofre com menos médicos para atender”, desabafou.
A demissão ocorre todo início de ano, e logo os médicos são reconstratados, o que não ocorreu desta vez. Marcos analisa no momento quais médicos que tiveram seus contratos anulados serão recontatados.
Investimentos
O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães esteve na sexta-feira (13) no Estado, para vistoriar as unidades de Cuiabá e Várzea Grande, que receberão turistas do mundo inteiro por conta da Copa do Mundo de 2014.
Reunido com o governador, o secretário apresentou a reestruturação necessária para a saúde no Estado e anunciou investimentos na ordem de R$ 3 milhões para o Pronto-Socorro de Várzea Grande e outros R$ 3 milhões para o Pronto Socorro de Cuiabá. A ação faz parte do cronograma do Ministério que acompanhará os trabalhos a serem executados em todas as sub-sedes.

Na ocasião, os médicos exigiram o pagamento integral dos atrasos com prazo máximo para o dia 20. Caso isto não ocorra, os profissionais contratados irão pedir demissão coletiva, e os concursados entrarão em greve.Atualmente o município possui 350 médicos, dos quais 60% são contratados, e os demais concursados.

Mal explicado

Investimentos