Depois de quase três horas de intensa discussão, na noite de ontem (09.02), durante assembleia, no Pronto-Socorro de Várzea Grande, os médicos decidiram manter a greve, segundo a presidente do Sindimed (Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso), Elza Queiroz, informou à reportagem do VG Notícias.
De acordo com a presidente do Sindimed, a assembleia foi tumultuada e houve desencontro de informações, entre a Secretaria de Saúde e a classe, quanto ao pagamento dos médicos.
“Alguns médicos alegaram que não receberam o pagamento conforme a Secretaria Municipal de Saúde divulgou. Eles alegaram ainda, que têm cinco verbas indenizatórias atrasadas, aos médicos da rede básica de saúde. O enquadramento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), foi outro ponto de divergência”, disse Elza Queiroz.
Entre as propostas reivindicadas pela categoria à Secretaria de Saúde foram os pagamentos adicionais de férias atrasadas, ainda houve acordo entre a diferença salarial do mês de 2010 e 2011. “Houve um aumento de salário de R$ 1300 para R$ 1600 que não era reajustado desde 2011 e ficou acordado que os médicos contratados não entram no PCCV. Quanto à reforma do Pronto-Socorro, estamos aguardando os prazos e orçamentos serem apresentados pelo secretário de saúde para encaminhar à assembleia”, ressaltou Elza Queiroz.
A presidente do Sindimed disse que os cirurgiões que atendem no Pronto-Socorro do município reivindicaram ao Sindicato dos Médicos, que seja solicitado ao Conselho Regional de Medicina (CRM), a interdição do Centro Cirúrgico, por falta de equipe médica – e que todos os pacientes que necessitem de cirurgias sejam encaminhados direto à Cuiabá.
A Secretaria de Saúde será comunicada nesta sexta-feira (10.02), por meio do advogado do Sindimed, Silvio Marinho, a continuidade da greve e os pontos divergentes.
O atendimento de emergência e urgência no Pronto-Socorro está com atendimento de 100%. Já na rede básica de saúde, os médicos estão atendendo apenas os 30% como  determina a lei.
Outro lado: O secretário de Saúde, Marcos José, informou à reportagem do VG Notícias, que apenas os profissionais que têm cargos comissionados estão com o salário atrasado por conta da nova estrutura, do novo organograma da pasta. Marcos José informou ainda, que até o meio dia desta sexta-feira (10.02) o salário será depositado em conta.
Quanto ao enquadramento do PCCV, o secretário disse que se houve falha, a culpa não é da Secretaria de Saúde – já que a comissão é coordenada por um representante dos médicos. “Até agora não chegou nenhuma queixa sobre erros na secretaria. Além disso, são eles que precisam entregar a documentação correta, os títulos que possuem para que sejam enquadrados corretamente”, explicou Marcos José.

Fonte: VG Notícias