Ter, 12 de Junho de 2012

Outras 800 foram anunciadas na última semana em faculdades particulares
O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última sexta-feira (8) a criação de 1.615 novas vagas para cursos de Medicina em universidades federais. A oferta está concentrada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – locais em que há, segundo o MEC, carência de médicos.
Outras 800 vagas foram anunciadas na última semana em faculdades particulares. Veja a lista aqui.
Serão oferecidas ao todo 2.415 novas vagas em Medicina, em cursos já existentes e outros a serem criados, a partir do segundo semestre deste ano. O crescimento representa 15% das vagas do país.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a previsão é que nos próximos dois anos todas elas já estejam sendo ofertadas.
Nas universidades federais, 30% das 1.615 vagas abertas devem ser oferecidas ainda este ano.
– Faça o teste: Medicina é o curso certo para você?
Cerca de 1.618 novos docentes devem ser contratados por meio de concurso público para a expansão na rede pública. Segundo Mercadante, o aumento da oferta é necessário porque o Brasil está abaixo da média mundial na quantidade de médicos. No Brasil, a média é de 1,8 médicos para cada mil habitantes. Em Portugal, esse patamar é de 3,9; na Alemanha, 3,6; na Argentina, 3,1; no Uruguai, 3,7.

Outras 800 foram anunciadas na última semana em faculdades particulares

Fonte: Abril