Temas importantes para os médicos, como a publicidade médica, o Revalida, a qualidade do ensino e a residência médica, entre outros, serão debatidos nos dias 8 e 9 de setembro, em Porto Velho (RO). O evento será promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e contará com a participação de representantes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e de outras entidades. “Este será o primeiro Encontro que realizaremos após a pandemia. Será um momento importante para avaliarmos os desafios atuais da medicina no Brasil e decidirmos quais caminhos devemos seguir”, avalia o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Após a abertura, na manhã do dia 8 de setembro, a primeira apresentação será feita do diretor executivo da Fundação Pio XII, Francisco Holanda Negreiros, que vai falar sobre “O hospital do amor: seu impacto na medicina de Rondônia”. Em seguida, os assessores do CFM Milton Arruda e Patrícia Tempski, farão uma apresentação sobre o “Saeme/CFM – avaliação e certificação de escolas médicas”.

Exposições – Ainda pela manhã, serão realizados debates sobre “Os novos desafios da publicidade médica”, que terá como expositor o conselheiro federal Emmanuel Fortes; e “Revalida: um exame de excelência”, cuja apresentação será feita pelo diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Álvaro Kohn Parisi.

No horário da tarde, a “Atuação política do CFM no parlamento” será o tema da apresentação a ser feita pelo conselheiro federal Alceu Pimentel e pela assessora de Relações Institucionais e Governamentais do CFM, Gabriella Nassar. Este painel será presidido pelo coordenador da Comissão de Assuntos Políticos do CFM, conselheiro Salomão Rodrigues.

Ensino médico – A situação atual da residência médica no Brasil será apresentada no começo da manhã do dia 9 pela secretária-executiva da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), Viviane Peterle. Em seguida, o novo Código de Processo Ético Profissional (CPEP) – resolução CFM nº 2.306/22, será apresentada pelo corregedor do CFM, José Albertino Souza e pelo assessor jurídico Turíbio Teixeira.

Em seguida, o presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Douglas Henrique Crispim, falará sobre a política de cuidados paliativos no Brasil. Ainda pela manhã, o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do MS, Hélio Angotti Neto, falará da “Qualidade de ensino e a abertura de novas escolas médicas”. Por fim, o membro da Comissão de Novos Procedimentos em Medicina do CFM Aníbal Gil Lopes, falará dos “Desafios atuais da medicina no Brasil”.

A programação completa pode ser acessada aqui.