“Mais saúde para a nação brasileira” é o título da Carta de Recife, que os conselheiros federais e regionais de medicina aprovaram na tarde da última sexta-feira (10), no encerramento do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2023.

O texto aponta várias propostas para a melhoria da saúde prestada à população brasileira, as quais são divididas nos seguintes eixos – Interiorização da medicina e do trabalho médico, Infraestrutura e condições de trabalho e atendimento, Ensino e residência médica de qualidade e Equilíbrio na relação com planos de saúde.

“A adoção dessas medidas, aliada ao aumento do financiamento da saúde, com maior participação do Estado, assim como a inquestionável observação da lei do Ato Médico e dos princípios hipocráticos da autonomia e do sigilo médico, confirma o respeito dos gestores e tomadores de decisão aos direitos dos pacientes, alinhados aos direitos dos médicos e dos demais profissionais de saúde”, diz a carta.

O texto, na íntegra aqui.