A capital federal recebe nos dias 7, 8 e 9 de março o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2012 (I ENCM 2012). No período, estarão reunidos dirigentes dos 27 Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Medicina (CFM) para analisar temas que configuram desafios para o exercício profissional e a oferta de assistência de qualidade à população nos setores público e privado.
Programação – A abertura ocorrerá no dia 7 de março, no Hotel San Marco, às 9h. Da programação constam três grandes conferências. O primeiro dia do evento será marcado por discussões bioéticas: autonomia do paciente, terminalidade da vida e testamento vital. A mesa terá como convidados os professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (de Portugal) Rui Nunes e Guilhermina Rego.
“Os passos que a sociedade dá carecem do consentimento informado das pessoas. Temos que perceber que isso faz parte de uma evolução normal da sociedade. Estudiosos já falam que, no futuro, seremos uma sociedade do conhecimento, onde todos os níveis de cidadãos serão chamados para prestar consentimentos”, apontou Nunes em entrevista ao Jornal Medicina, em 2008.
Outros temas farão parte dos debates do I Encontro Nacional: modelos de saúde mundial; urgência e emergência do Brasil; procedimentos em cirurgia estética; e economia e saúde no Brasil. Nesta mesa, está prevista a participação do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. Confira abaixo a programação:
I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2012
DATA: 07, 08 e 09.03.2012
LOCAL: Hotel San Marco – Brasília-DF

Ter, 28 de Fevereiro de 2012

O intercâmbio previsto permitirá, entre outros aspectos, traçar amplo quadro da assistência em saúde, elaborar diretivas conjuntas das entidades e definir estratégias que beneficiarão, sobretudo, a sociedade. O presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila, aguarda com expectativa a realização do I Encontro. Para ele, será uma oportunidade de “estimular e fomentar a discussão dos grandes problemas que a categoria está vivendo atualmente”.

Confira abaixo a programação:

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2012

DATA: 07, 08 e 09.03.2012