Sex, 04 de Maio de 2012
Comissão organizadora em reunião no dia 3 de maio.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) está preocupado com a formação humanísticas dos médicos e a responsabilidade social, pouco enfatizada nos dias atuais pelas escolas médicas. Para ampliar o debate, a cidade de São Paulo sediará o II Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina. O evento está previsto para os dias 9, 10 e 11 de outubro, no Esporte Clube Sírio, na capital paulista.

O Congresso será aberto com a conferência “Medicina: a construção do futuro”, ministrada pelo presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila. “O encontro é um resgate da humanidade e uma crítica à tecnologia feita sem critérios”, apontou.
Também está previsto conferências sobre os desafios éticos das novas tecnologias e a formação humanística do médico do futuro. Segundo Abram Josek Eksterman a Medicina é capaz de realizar o vínculo humano como prioridade. “Alguns procedimentos necessitam mais do que o ato médico”.
Organização – O evento será direcionado para médicos, professores e estudantes de medicina de todo o país. As inscrições para o II Congresso Brasileiro de Humanidades em Medicina são gratuitas e serão abertas a partir de junho de 2012 no hotsite –www.eventos.cfm.org.br.
Acompanhe a programação preliminar do evento:

9 de outubro

19h – Conferência: MEDICINA: A CONSTRUÇÃO DO FUTURO

10 de outubro

9h – Conferência: DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE

10h – Painel: MEDICINA: NECESSIDADES, DESEJOS E DEMANDAS

13h – Almoço

14h – Conferência: A DIMENSÃO DO HUMANISMO NAS PRÁTICAS DE SAÚDE

15h – Painel: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE

18h – Encerramento

11 de outubro

9h – Conferência: HUMANISMO E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM SAÚDE

10h – Painel: OS DESAFIOS ÉTICOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS

13h – Almoço

14h – Conferência: A FORMAÇÃO HUMANÍSTICA DO MÉDICO DO FUTURO

15h – Painel: A CRISE DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE: QUO VADIS?

18h – Encerramento
Fonte: Conselho Federal de Medicina