A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, definiu, nesta terça-feira (13), a lista de hospitais de urgência e emergência que serão fiscalizados e a data de início das atividades.

Inicialmente, a lista abrange nove estados, e o trabalho se pautará sob a ótica dos Direitos Humanos no atendimento de urgência e emergência. “O objetivo é envolver a sociedade civil organizada na discussão do tema, diagnosticar os principais problemas  e encaminhar propostas conjuntas para solucioná-los”, explica o conselheiro federal Mauro Ribeiro, coordenador da Câmara Técnica de Urgência e Emergência do CFM. A entidade também está sendo representada por membros da Comissão Nacional Pró-SUS.

Participam desta iniciativa da CDHM  o Conselho Federal de Medicina (CFM) – através da Comissão Nacional Pró-SUS e da Câmara Técnica de Urgência e Emergência –, a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público da União (MPU) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte: Conselho Federal de Medicina