Sindicato patronal dos hospitais particulares de Cuiabá informa que resultou em acordo a quarta reunião com o sindicato dos profissionais da enfermagem que estava em greve em busca de reposição salarial. Diz que após negociações que se estenderam por mais de 5h mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) foi enfim, possível se chegar a um denominador comum convencer os grevistas a voltarem ao trabalho na manhã desta quarta-feira.
Por meio da assessoria, o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) garante que o piso salarial dos técnicos de enfermagem teve reajuste de 8% sendo elevado para R$ 780 para quem percebe o piso e 5% para os que ganham acima do piso e cesta básica de R$ 100. Para os trabalhadores de setores como de lavanderia, recepção, almoxarifado e administrativo representados pelo Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos dos Serviços de Saúde de MT (Sessamt) o salário foi reajustado para R$ 600.
Informa ainda que representantes dos maiores hospitais participaram da audiência o que facilitou cada avaliação. Ao final os dois lados cederam e o acordo, devendo ser ratificado em assembléia a ser convocada pelo Sindicato patronal. Mesmo não tendo oferecido o reajuste exigido de 10% para enfermeiros e auxiliares e 15% para os técnicos de enfermagem, o sindicato patronal afirma que com os 8% negociados na reunião já foi uma “proposta acima do limite máximo da capacidade econômica dos hospitais”, mas garante que vai cumprir o acordo.
Presidente do Sindicato dos Profissionais Enfermeiros de Mato Grosso (Sinpen), Dejamir Soares, não atendeu os telefonemas da reportagem para confirmar o acordo e informar sobre o término da greve.

Fonte: Jornal A Gazeta