Com a otimização dos gastos públicos, o Ministério da Saúde liberou R$ 76,6 milhões para Mato Grosso, referentes a emendas parlamentares e investimentos do Governo Federal destinados ao custeio de 57 serviços e leitos que estão em funcionamento e não contavam com contrapartida ou qualificação da pasta no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quinta-feira (19), durante encontro com prefeitos e gestores de saúde na sede do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT)

“Estou visitando Cuiabá e Várzea Grande para discutir com todos os gestores, prefeitos e lideranças como podemos melhorar a saúde do povo mato-grossensse. Tambémpude verificar as estruturas de saúde que precisam ser reforçadas, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Várzea Grande, que foi habilitada em dezembro pelo Ministério da Saúde. É o governo federal cumprindo sua parte do custeio da unidade e de vários outros serviços em diversos municípios no estado, totalizando R$ 14 milhões. Há também as emendas parlamentares que somam R$ 60 milhões e que estão disponíveis à população”, afirmou o ministro.

A presidente do CRM-MT, Maria de Fátima Carvalho Ferreira, acompanhou o ministro durante as visitas. “Este é um momento importante para a saúde de Mato Grosso, pois estamos passando por muitas dificuldades e necessitamos urgentemente de investimentos. O ministro da Saúde pode ver de perto a nossa realidade e os gestores, assim como os médicos, puderam apresentar suas reivindicações”, afirmou.

Ao todo, são 57 serviços distribuídos em 24 municípios que estão sendo contemplados pela iniciativa. Prioridade do ministro Ricardo Barros nos primeiros 200 dias à frente da pasta, a otimização de gastos alcançou uma eficiência econômica total no país de R$ 1,9 bilhão, possibilitando aumentar a assistência à população no âmbito da rede pública de saúde.

Dos R$ 76,6 milhões liberados para o Mato Grosso, R$ 8,7 milhões beneficiam serviços como leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e SAMU, voltados para os atendimentos de urgência e emergência, e custeio de serviços hospitalares e ambulatoriais voltados à assistência especializada, incluindo os atendimentos de média e alta complexidade. Os R$ 68 milhões também liberados são referentes a emendas parlamentares. Além disso, também está sendo liberado custeio anual para a UPA do município de Várzea Grande, no valor de R$ 3,9 milhões.

Além destes recursos, a pasta também está destinando mais R$ 83,5 milhões em empenhos para a construção, reforma e/ou ampliação de 22 Academias da Saúde, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), 166 Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), uma obra para a Estratégia Rede Cegonha (ambiência e Centro de Parto Normal), uma Unidade de Acolhimento, 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e três Centro Especializado em Reabilitação (CER). Deste total, a pasta já pagou R$ 76,5 milhões.

SAMU – O Ministério da Saúde doou quatro ambulâncias para renovar a frota do SAMU 192 em quatro municípios: Campo Verde, Jaciara, Juína e Rondonópolis. Atualmente, o estado do Mato Grosso possui 31 ambulâncias em funcionamento, com custeio federal de R$ 13,8 milhões. Em Cuiabá, são cinco ambulâncias em funcionamento, representando investimento federal na ordem de R$ 3,5 milhões por ano.

ATUAL PRONTO-SOCORRO – Na capital mato-grossense, o ministro também visitou as instalações do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. A unidade de saúde, que é 100% SUS, registrou em 2016, 14.738 autorizações de internação e 138.341 procedimentos ambulatoriais, no valor de R$ 46,9 milhões.

O Hospital realiza atendimento à população nas seguintes especialidades: pediatria, neurologia, pneumologia, oncologia, odontologia, entre outros. O Hospital possui 323 leitos SUS.  Possui também, uma equipe de 256 médicos e 529 profissionais de outras áreas, todos SUS.

UPA VÁRZEA GRANDE – O ministro da Saúde visitou a Unidade de Pronto Atendimento de Várzea Grande. A UPA recebe R$ 3,9 milhões em custeio e teve sua construção financiada pela pasta, no valor de R$ 2,6 milhões. O Ministério da Saúde também investiu R$ 778 mil para a compra de equipamentos da unidade.

O município de Várzea Grande possui mais uma UPA, de porte I, que está em construção no bairro Hélio Ponce de Arruda. O Ministério da Saúde enviou, entre 2015 e 2016, R$ 1 milhão para compra de equipamentos desta unidades e repassou R$ 2,2 milhões para construção.

OBRAS DO PRONTO SOCORRO – Ainda em Cuiabá, o ministro visitou o canteiro de obras do novo Hospital Pronto Socorro de Cuiabá. A construção está com 30% de execução e tem previsão de entrega para dezembro de 2017. Quando pronto, a unidade, com 309 leitos SUS, será referência estadual de alta complexidade para traumatologia, e nas áreas de cardiologia, neurologia e ortopedia.

HOSPITAL JULIO MULLER – Para encerrar a agenda de visitas, Ricardo Barros conheceu as obras do Hospital Júlio Müller.  A unidade contará com quatro blocos ligados entre si, contendo Apoio Assistencial, Tratamento Intensivo, Serviços, Administração, Nutrição, Auditório e Torre de Internação. Além disso, também terá 331 leitos, sendo 63 para UTI, 73 consultórios e nove salas cirúrgicas.

LISTA DOS MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS COM HABILITAÇÕES/QUALIFICAÇÕES

MUNICÍPIO