Seg, 02 de Julho de 2012

Secretaria de Saúde culpa distribuidora por atraso; medicamento é gratuito. Idosos são as maiores vítimas de diabetes; falta da insulina Apidra tem gerado reclamações
Diabéticos que fazem uso da insulina Apidra – de efeito ultra-rápido – estão com dificuldades em conseguir o medicamento na Farmácia de Alto Custo de Cuiabá.
A insulina é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém a distribuída para pacientes cadastrados só foi suficiente para dois meses de tratamento.
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), estão cadastrados no programa 19.500 mil usuários. Desse total, cerca de cinco mil pessoas com diabetes dependem dos medicamentos fornecidos em postos de saúde e policlínicas.
Pacientes reclamam que desde o início deste ocorrem irregularidades no fornecimento da medicação. A dona de casa, Circe Benedita Malheiros, que convive com o diabetes há 26 anos, disse que enfrenta problemas para adquirir a medicação.
Para não ficar sem os remédios, fitas, reagentes, lancetas e agulhas para a medição da glicemia, ela gasta cerca de R$ 1.200 por mês. “Já fiz várias reclamações na ouvidoria da secretaria municipal de saúde, e na própria ouvidoria. Você se sente excluída. Porque você cumpre com suas obrigações de cidadã, paga seus impostos em dia, e na hora em que você necessita não tem retorno”, desabafou ao site.
Outros medicamentos
Os colírios Brimonidina 0,2% e Xalacon utilizados para glaucoma também fizeram falta aos paciente.
Quem sofre de epilepsia também reclamou da escassez do remédio Gabapentina de 400 e 25 mg. Em farmácias comerciais o medicamento chega a custar R$ 85 a caixa.
O remédio Olanpazena, para tratamento de esquizofrenia, também faltou por algumas semanas. O custo médio do medicamento é de R$ 600 a caixa.
Atraso das distribuidoras
O problema, de acordo com a SES, é entrega feita pelas distribuidoras que não cumpriram o prazo determinado pela secretaria. A empresa foi notificada e garantiu que a insulina será entregue no início da semana.
Quanto à falta de outros medicamentos, a assessoria informou que todos que estavam em falta já foram regularizados.

Outros medicamentos Levantamentos feitos pelo MidiaNews, mostram que, durante todo o ano foi registrado a falta de outros medicamentos, além da insulina Apidra.

Atraso das distribuidoras A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, por meio da assessoria de imprensa, que realmente está faltando a insulina Apidra na farmácia de alto custo.

Fonte: Expresso MT