Em Ofício Circular distribuido nesta quinta-feira (19), o Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) orienta os profissionais médicos a denunciarem à autarquia a não disponibilização de Equipamento de Proteção Individual (EPIs). A denuncia deve ser encaminhada ao e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@portalcrmmt.org.br). A medida é importante para que as autoridades competentes possam ser notificadas, visando o combate seguro do novo Coronavírus (COVID-19).

No mesmo documento, a presidente do CRM-MT, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, orienta os profissionais e gestores da da área da Saúde, a adotarem o Protocolo de Manejo Clínico do COVID-19, editado pelo Ministério da Saúde, adotando todas as orientações elencadas.

Segundo o Conselho, os profissionais devem ser racionais na distribuição de máscara cirúrgica aos pacientes, porquanto este insumo só deve fornecido aos pacientes classificados como caso suspeito de Síndrome Gripal e de COVID-19 (seguindo o Fast-Track para Síndrome Gripal previsto no Protocolo). Os equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados pelos profissionais da saúde também estão descritos naquele protocolo.

“Pedimos atenção para que o uso da máscara N95/PFF2 se restrinja aos procedimentos produtores de aerossóis e ao atendimento realizado nas Unidades de Terapia Intensiva. A distribuição de máscara cirúrgica a pacientes e a utilização inapropriada da máscara N95/PFF2 fora dos critérios estabelecidos coloca em risco a disponibilidade dos materiais para quem realmente precisa”, enfatizou Dra. Hildenete.

Os materiais de orientação aos profissionais da saúde podem ser acessados no site https://www.unasus.gov.br/especial/covid19/profissionais.

VEJA A ÍNTEGRA DO DOCUMENTO: