As placas estão localizadas nos setores que levam os nomes dos ex-presidentes.O antigo Hospital Santa Casa de Misericórdia, fechado desde o dia 11 março, foi reaberto e entregue à população mato-grossense nesta terça-feira (23).

A reestruturação e readequação interna e externa é fruto do trabalho em conjunto do Governo do Estado, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e do Ministério da Saúde. Estima-se que os investimentos foram de aproximadamente R$ 2 milhões, e agora o local passa a se chamar Hospital Estadual Santa Casa.

Agora, dois ex-presidentes do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) passam a ser homenageados pelo hospital. O primeiro é um dos fundadores da Santa Casa, o médico Dr. José Faria Vinagre, primeiro pediatra de Cuiabá, cujo nome foi dado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica. Ele também foi o fundador e primeiro presidente do CRM-MT.

O segundo homenageado é seu filho, o médico pediatra Dr. José Fernando Maia de Vinagre, falecido no dia 25 de maio deste ano. Além de presidente do CRM-MT, entre os anos de 1998 a 2001, também foi corregedor e conselheiro federal por Mato Grosso. Seu nome foi dado à ala o Pronto Atendimento Infantil.

Durante seu discurso, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o trabalho e a dedicação dos médicos da família Vinagre à saúde do povo mato-grossense.

O vice-presidente do CRM-MT, Dr. Pedro Luiz Reis Crotti, que participou da solenidade, destaca que o Conselho parabeniza a gestão estadual pela reativação da Santa Casa. “Desejamos sucesso na gestão e no atendimento à saúde da população mato-grossense”, disse.

Ala Pediátrica

A ala pediátrica conta com três blocos, locais que despermta muita atenção de quem estiver na unidade. As paredes dos corredores foram revestidas de cores vivas e alegres, com desenhos lúdicos e inspiradores. Além disso, foram montadas brinquedoteca, espaços interativos para o convívio das crianças que estiverem em tratamento. Diversas iniciativas estão sendo realizadas para garantir o conforto e estímulo às crianças que estiverem em processo de tratamento.

Atendimento

Na próxima segunda-feira (29), o hospital poderá receber seus primeiros pacientes e oferecer os serviços de saúde. A unidade contará com 10 leitos de UTI pediátrica, 11 leitos de UTI adulto, 9 leitos de UTI neonatal, 33 leitos de pediatria clínica, 27 leitos de pediatria cirúrgica e 22 leitos exclusivos para o Pronto-Atendimento Infantil. Apenas o setor pediátrico engloba 101 leitos da unidade – isto é, a pediatria abrange mais de 40% da totalidade de leitos do Hospital Estadual Santa Casa.