Ambas deverão prestar serviços técnicos de assistência especializada aos beneficiários do MT Saúde. Na prática, serão responsáveis pela gestão, o que consiste em efetuar pagamento às clinicas e hospitais credenciados pelos serviços de consultas, cirurgias, exames de baixa e alta complexidade e outros procedimentos cobertos pelo plano de saúde.
Também assinam Marcelo dos Santos, Washington Luiz da Cruz e João Enoque Caldeira da Silva. Todos são representantes da empresa Saúde Samaritano. O secretário-adjunto de Estado de Administração, José de Jesus Nunes Cordeiro, assinou o contrato na condição de testemunha.
O valor de R$ 56 milhões engloba todos os honorários e despesas diretas e indiretas de responsabilidade das empresas contratadas, o que envolve pagamento de taxas, impostos, salários, previdência social, seguro e despesas administrativas como viagens, deslocamentos, hospedagem e refeição.
Para receber mensalmente R$ 9,4 milhões dos cofres públicos, as empresas se comprometem a cumprir com o total de 18 obrigações. Na relação está apresentar relatórios periódicos das atividades desenvolvidas e indicar equipes de coordenação técnica e de apoio que serão responsáveis pela execução de todos os trabalhos.
Abrangência
Ao todo, são 17 mil servidores estaduais cadastrados no MT Saúde, o que representa o segundo maior faturamento em plano de saúde ao lidar, em média, com mais de 50 mil vidas. A liderança pertence a Unimed que lida com mais de 140 mil vidas.
O MT Saúde engloba servidores ativos, inativos e comissionados. O servidor público pode incorporar marido ou esposa, filhos e até mesmo pai e mãe para receber atendimento médico na rede particular. A cobrança da mensalidade varia de acordo com a faixa salarial e favorece servidores de baixa renda.
Outro lado
Ao Midianews, o presidente do MT Saúde, Gelson Smorcinski, afirmou que o contrato feito em caráter emergencial é vantajoso ao Estado porque implica na redução de gastos aos cofres públicos.
Para ser beneficiado pelo MT Saúde, o servidor paga uma mensalidade que é descontada em folha de pagamento e varia de acordo com a faixa salarial. Para cobrir as despesas com as clínicas e hospitais conveniados, o Estado cobre o 50% restante.
Smorcinski lembra ainda que o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT) alertou para uma eventual necessidade de extinção do MT Saúde diante dos gastos excessivos de manutenção. Por conta disso, foi adotada uma forma emergencial de solucionar o problema após o vencimento do contrato com a empresa CRC.
“O problema é que anteriormente não sabíamos ao certo qual valor deveria ser pago por mês. Agora, sabemos que o plano de saúde do Estado vai custar R$ 9,4 milhões. Não tenho dúvida de que foi um grande contrato ao Estado. Haverá uma significativa redução de gastos”, observou.
Conforme o presidente do MT Saúde, o contrato emergencial não será prorrogado em obediência a legalidade. “Já estamos trabalhando na formulação do edital. A contratação pelo procedimento licitatório será ainda mais vantajoso para nós. Aliás, a contratação emergencial recebeu parecer favorável da Auditoria Geral do Estado”, completou Smorcinski.

O Governo de Mato Grosso vai gastar R$ 56 milhões, em seis meses, para manter em funcionamento o MT Saúde, plano de saúde que favorece servidores estaduais.  Este é o valor que será pago às empresas Saúde Samaritano e Open Saúde, contratadas em caráter emergencial, por meio de dispensa de licitação.

O contrato, a cuja cópia Midianews teve acesso, tem duração de 180 dias e entrou em vigor no dia 22 de setembro. Todo o conteúdo ainda está pendente de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). O contrato milionário é assinado pelo presidente do MT Saúde, Gelson Ésio Smorcinski, e Antônio Carlos Barbosa, diretor presidente da Open Saúde.

Abrangência

Outro lado
O presidente do MT Saúde, Gelson Smorcinski, afirmou que o contrato feito em caráter emergencial é vantajoso ao Estado porque implica na redução de gastos aos cofres públicos. “Anteriormente, nós pagávamos uma empresa para administrar o plano e transferia o pagamento das despesas que correspondia a R$ 13 milhões mensais. Agora, vamos repassar mensalmente R$ 9,4 milhões. Se a despesa for acima deste valor, caberá a empresa prestadora do serviço cobrir o valor e não mais o Estado”, disse.

Fonte: Mídia News