Cerca de seis mil profissionais de enfermagem, incluindo técnicos e auxiliares, que atuam em cinco hospitais da rede privada de Cuiabá, recusaram a proposta de reajuste médio salarial de 7%, o que corresponderia a R$ 30 de aumento. A categoria não entrou em acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Saúde de Mato Grosso (Sindesmat) após cerca de três horas de negociação durante audiência de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT/MT) na sexta-feira.
A próxima tentativa de acordo está marcada para a próxima quarta-feira (10), às 14h30, no Ministério Público do Trabalho (MPT). “Em consenso, decidimos pedir reajuste médio de 15% para as três categorias de enfermagem”, disse o presidente dos Profissionais de Enfermagem do Estado (Sinpen), Dejamir Soares, por meio da assessoria de imprensa.
Na última terça-feira (2), os trabalhadores paralisaram as atividades por 12 horas para reivindicar reajuste salarial. Nesse período, apenas em um hospital, segundo a assessoria da categoria, foram desmarcados 280 procedimentos cirúrgicos e 30 internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) não puderam ser feitas.
“Nós tínhamos aprovado em consenso com os empresários e definimos o percentual de 7% e demais acréscimos, como da cesta básica, por exemplo. Mas agora vamos nos reunir de novo e tentar melhorar o percentual já ofertado”, concluiu a assessora.

.À equipe de reportagem do G1, a assessora jurídica do Sindesmat, Elaine Cristina Sanches, informou que será agendada uma assembleia para analisar a proposta dos profissionais.”Nós tínhamos aprovado em consenso com os empresários e definimos o percentual de 7% e demais acréscimos, como da cesta básica, por exemplo. Mas agora vamos nos reunir de novo e tentar melhorar o percentual já ofertado”, concluiu a assessora.

Fonte: G1 MT