O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) recebeu nesta sexta-feira (29), um ofício da Cooperativa de Médicos Anestesiologistas do Estado de Mato Grosso (COOPANEST-MT) informando a previsão da suspensão da escala da anestesiologia no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A empresa manterá os serviços de emergência em 30% dos serviços até a regularização dos pagamentos.

No documento, a COOPANEST-MT comunica que no prazo de 72 horas a contar de 27/10/21, ou seja, a partir de 30/10/21 os serviços prestados ao HMC, estarão suspensos. A empresa verifica um atraso no pagamento superior a 90 dias o que constitui direito da contratada suspender os serviços.

O Coordenador da equipe de anestesiologia do HMC, pela COOPANEST-MT e também médico anestesiologista, Dr. Carlos Eduardo Solcia explicou que desde antes da pandemia já existia dificuldade com os pagamentos, mas que, com a pandemia isso se intensificou, sempre ultrapassando o prazo máximo de 90 dias.

A COOPANEST-MT comunicou oficialmente ao HMC sobre a suspensão dos serviços, mas não recebeu retorno até o momento.

O CRM-MT se solidariza com os médicos e espera que os gestores públicos adotem as medidas necessárias para que os problemas sejam sanados pelo bem da população que não pode ficar desassistida e pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão.