Com suporte do Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) a Polícia Federal prendeu em flagrante uma pessoa que se passava por médico dermatologista em Cuiabá. O exercício irregular da medicina foi registrado nesta terça-feira (26.03), no bairro Centro Norte, onde o homem realizava atendimentos, que também fazia propaganda dos serviços pelas redes sociais. “Não vamos admitir esse tipo de conduta em Mato Grosso. É importante que a população denuncie. Estamos intensificando a fiscalização para coibir essa prática criminosa contra a nossa população”, explicou Diogo Leite Sampaio, presidente do CRM-MT.

Informações preliminares dão conta que o suspeito é formado em medicina no Paraguai, mas não passou pela prova do Revalida e, portanto, não poderia exercer a medicina, uma vez que não possui registro junto ao CRM-MT. Além disso, foi constatado em suas redes sociais a divulgação de diversos procedimentos estéticos dermatológicos.

Concluída a ação de fiscalização, o homem foi preso e encaminhado para a Superintendência da Polícia Federal, onde foi autuado pelo crime de exercício irregular de medicina.

Presidente do CRM-MT, Diogo Sampaio ressaltou que a luta contra os falsos profissionais é uma batalha que está longe de ser vencida. Ele defendeu, inclusive, a intensificação da fiscalização de crimes relacionados à Saúde. “Uma das propostas do CFM e do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso é a criação de uma delegacia especializada em prevenção e combate a crimes no âmbito da Saúde, dando a importância que o tema merece”.

Além disso, o CRM-MT também disponibiliza um site para que todos possam buscar e verificar se o profissional realmente é médico e está inscrito no Conselho. O site é o Busca médicos.