Os médicos brasileiros estão prestes a desempenhar um papel fundamental em 2024: a escolha dos conselheiros federais que irão compor o plenário do Conselho Federal de Medicina (CFM) nos próximos cinco anos. O processo de votação acontecerá de forma totalmente online nos dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 20h. Os detalhes para essa importante jornada já estão em pleno andamento, incluindo o lançamento do site eleicoescfm.org.br, que servirá como plataforma oficial para a votação e fornece todas as informações essenciais sobre o pleito.

Em cada estado e no Distrito Federal, serão eleitos dois conselheiros federais (um titular e um suplente), totalizando 54 conselheiros. Além disso, dois nomes indicados pela Associação Médica Brasileira (AMB) se juntarão ao grupo. Todos os médicos com cadastro atualizado e sem débitos ou pendências administrativas com seu Conselho Regional de Medicina (CRM) poderão participar do processo eleitoral, com exceção dos que atuam exclusivamente no serviço militar.

Em Mato-Grosso, para verificar a existência de pendências, os médicos devem acessar o site eleicoescfm.org.br/MT, inserir o número do CRM e CPF e verificar se há restrições administrativas que impeçam a votação. O site também oferece informações sobre as chapas concorrentes, calendário eleitoral, normas e regulamentos, bem como canais de comunicação para esclarecimento de dúvidas.

Uma inovação deste ano é a utilização do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) para o registro das chapas e para toda a tramitação de documentos relacionados ao pleito. O SEI, implantado no CFM em 2022, proporciona maior transparência e segurança ao processo eleitoral. O colégio eleitoral será formado em 30 de julho.

Na última eleição para os CRMs, em 2023, mais de 417 mil médicos participaram do processo, representando 77,6% do total de médicos inscritos nos Conselhos de Medicina naquele momento. Esse alto índice de participação foi significativamente maior do que o registrado na eleição de 2018, que foi de 53%.

O presidente da Comissão Eleitoral do CRM-MT, Dr. Roberto Gomes Azevedo, destaca que é fundamental que os médicos verifiquem e regularizem qualquer pendência financeira ou administrativa no CRM-MT para garantir sua participação na votação. O voto de cada médico é essencial para o futuro da medicina, e a participação neste processo democrático reforça o compromisso com a qualidade e a ética na profissão. “A participação ativa dos profissionais é crucial para garantir que os interesses da classe médica mato-grossense sejam representados de maneira eficaz, refletindo as necessidades e prioridades da comunidade médica”, afirma.

Lembramos que a votação poderá ser realizada de qualquer lugar com acesso à internet, proporcionando maior conveniência e acessibilidade. No entanto, aqueles que preferirem, poderão comparecer pessoalmente a Sede do CRM-MT.

Acesse e saiba mais.