Pela primeira vez, os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) realizarão eleições para escolha de seus conselheiros titulares e suplentes totalmente pela internet. Ao contrário dos anos anteriores, em que os médicos precisavam se dirigir aos locais de votação ou votar por correspondência, desta vez a votação será online. As eleições para o quinquênio 2023-2028 serão realizadas nos dias 14 e 15 de agosto, das 8h às 20h. Para estimular a participação dos médicos, o CFM preparou uma campanha publicitária enfatizando a importância do voto e explicando as mudanças.

“Os conselhos de medicina exercem uma importante função social de zelar pelo ético exercício da nossa profissão. Também exercemos um importante papel de regulamentação da prática médica e de fiscalização das condições de trabalho dos médicos. Por isso é tão importante o engajamento de todos nessas eleições”, enfatizou o presidente do CFM, José Hiran Gallo.

Obrigatoriedade – A votação será feita por uma plataforma de votação web, que será disponibilizada em breve. O médico ainda tem a opção de ir no seu regional. No CRM-MT, ele contará com orientação sobre o processo e um equipamento exclusivo para votar. Poderão votar todos os médicos que não tenham débitos com o seu CRM, com exceção do médico que atue exclusivamente no serviço militar. O voto é obrigatório para todos, sendo multado o médico que não votar e não apresentar uma justificativa até o dia 29 de novembro. A votação é facultativa apenas para os maiores de 70 anos.

O médico inscrito em mais de um CRM deverá votar em pelo menos um deles. Nos dois dias de votação, o CRM-MT disponibilizará computadores nas suas sedes como uma forma de assegurar o acesso à internet a todos. O médico ainda tem a opção de ir no seu regional. No CRM ele contará com orientação sobre o processo e um equipamento exclusivo para votar.

Cronograma – Neste mês de maio, o CFM deve anunciar a Comissão Eleitoral Nacional e os CRMs, as Comissões Regionais Eleitorais. As chapas poderão se registrar de 5 a 20 de junho. Cada chapa deverá conter 40 componentes, sendo 20 titulares e 20 suplentes. O eleitor não votará em um candidato a presidente e seus diretores, mas sim em toda a chapa.

Como toda a votação será feita pela internet, o resultado será proclamado logo após o fechamento das urnas, no dia 15 de agosto. Para garantir a lisura do processo, o CFM contratou uma empresa de auditoria, que tem fiscalizado todo o processo eleitoral em todos os 27 CRMs.

A posse dos novos conselheiros regionais será no dia 1º de outubro. Após a eleição e posse é que os componentes da chapa eleita escolherão o novo presidente de cada CRM, assim como a diretoria.

Campanha – Para conseguir votar, o médico não poderá ter débitos com o sistema conselhal e estar com seus dados atualizados. É preciso que a foto, o endereço de e-mail ou o telefone sejam atuais.

É importante que os médicos confirmem seus dados nos CRMs e, para tanto, o CFM vai realizar uma campanha publicitária incentivando a atualização das informações cadastrais. Além da postagem de cards nas redes sociais, o CFM vai enviar e-mails para todos os médicos. Também vai editar um material impresso, com todas as informações sobre as eleições. O objetivo da autarquia é de que todos os médicos participem da votação e todos os esforços serão feitos para que o médico não encontre impedimentos na hora de votar.

Para saber mais detalhes, acesse a íntegra da Resolução CFM nº 2.315/22, que dispõe sobre as instruções para eleição dos membros dos CRMs – Gestão 2023-2028.

Confira o edital das eleições para membros do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso – gestão 2023/2028, aqui.