Qua, 02 de Maio de 2012

Está disponível, a partir desta segunda-feira (30), no Portal Médico, a edição de abril do jornal Medicina. Entre os destaques da publicação, o leitor poderá acompanhar como foi o Dia Nacional de Advertência, em 25 de abril, em todo o país. Na data, houve suspensão de atendimento a planos de saúde e organização de atos públicos em vários estados. O objetivo foi demonstrar a insatisfação com o comportamento das empresas que atuam no setor.

Os progressos e discussões envolvendo o PLS 268/02, que regulamenta a Medicina, também ganharam destaque na edição de abril. O relator do PLS na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), e o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE),  declararam que consideram o texto maduro e dizem que os avanços obtidos em dez anos de tramitação devem ser resgatados.

As entidades médicas também marcam firmemente posição em defesa de uma revalidação de diplomas estrangeiros criteriosa – conforme noticia esta edição do jornal Medicina. O CFM participou de diversas frentes, entre elas a assinatura de um manifesto por 17 países da América Latina, Caribe e Península Ibérica exigindo critérios transparentes para revalidação e a formulação de políticas de fixação. A entidade também protagonizou um pedido de audiência  aos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Aloizio Mercadante (Educação) para debater as temas de ensino médico; e publicou, em conjunto com os CRMs, uma nota de apoio ao Revalida, pedindo que o governo mantenha a aplicação do exame – considerado pelas entidades médicas um marco em termos de critérios uniformes, justos e transparentes na avaliação dos candidatos.

Confira essas e outras notícias na edição 207 do jornal Medicina – para acessar a publicação, clique aqui (PDF).

Fonte: Conselho Federal de Medicina