Como iniciativa organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 21 anos o dia 04 de fevereiro é celebrado mundialmente. Criada por meio da Carta de Paris, o Dia Mundial do Câncer une o mundo sob um único tema: a conscientização e a educação mundial sobre a doença.
O câncer é hoje um problema de saúde público em muitos países, está entre as quatro principais causas de morte prematura – morte que acontece antes dos 70 anos de idade. O médico oncologista William Ricardo Camarço explica que, “a incidência vem aumentando ao longo dos anos porque a incidência de câncer é maior em pacientes idosos, e, à medida que as expectativas de vida aumentam consequentemente a incidência de câncer cresce”.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma). O câncer de pele não melanoma será o mais incidente (177 mil), seguido pelos cânceres de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).
O oncologista Willian, diz que ainda que o tema seja debatido em outras datas, como nos meses de outubro e novembro, em razão das campanhas Outubro Rosa (câncer de mama) e Novembro Azul (câncer de próstata), hoje é um dia importante para que possamos conscientizar as pessoas sobre a enfermidade de um modo geral. Ele frisa que o diagnostico precoce é fundamental, “as políticas de diagnóstico e tratamento são muito importantes já que a maioria dos cânceres são curáveis quando estão em estágio inicial”.
Além disso, o especialista chama a atenção para a importância de medidas que podem ser adotadas diariamente para reduzir o risco de câncer, como evitar o consumo de álcool e tabaco, praticar atividades físicas regularmente, manter uma dieta balanceada e o peso corporal adequado, evitar exposição solar sem proteção e consultar seu médico com regularidade para realizar exames de rotina.
‘Desafio: 21 Dias para sua Saúde”
Em fevereiro, o INCA propõe o “Desafio: 21 Dias para sua Saúde”. A ideia é que por meio de tarefas diárias, que vão desde mudanças de atitude – como comer mais verduras e legumes no almoço – até relaxar e agradecer, se alcance a melhora da saúde com a criação de hábitos saudáveis.;
A ação faz parte do encerramento do tema “Eu sou, eu vou”, da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC, na siga em inglês), que por três anos difundiu a concepção de que os indivíduos podem reduzir o impacto do câncer em sua vida, na das pessoas que ama e no mundo. Neste Dia Mundial do Câncer 2021 (4 de fevereiro), a novidade é o “Desafio 21 dias para a mudança”, que mostrará como é possível alcançar um futuro mais saudável, um dia de cada vez.
Mais informações, acesse aqui