Doença que acomete milhões de brasileiros e considerada um dos principais problemas de saúde pública na atualidade, a obesidade tem causas multifatoriais. Por conta disso, as ligas acadêmicas de Medicina Esportiva e Endocrinologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se uniram para realizar o 1º Simpósio Interligas – Obesidade em Foco. O evento foi realizado no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRMT-MT).

“O simpósio teve como objetivo apresentar uma abordagem multidisciplinar com respeito à obesidade. Essa condição de sobrepeso tem em sua fisiopatologia a presença de inflamação crônica, alterações hormonais e da microbiota intestinal que acarretam diversas alterações metabólicas e sistêmicas, impactando significativamente na qualidade de vida”, explica o médico Renato Rezende, presidente da Liga de Medicina Esportiva.

Ele destaca que a obesidade potencializa o risco de desenvolvimento de complicações cardiovasculares, neoplasias e doenças autoimunes. “A abordagem integrada de todos esses aspectos é fundamental para a redução da obesidade, mas também é desafiadora, visto que requer a necessidade de uma atuação multidisciplinar para promover mudanças no estilo de vida dos pacientes e que culminará em um tratamento efetivo”.

Renato também agradeceu a direção do CRM-MT por apoiar o evento, cedendo o espaço para a realização do simpósio. “Isso transmite uma mensagem positiva aos participantes, demonstrando o compromisso da entidade médica com a causa da obesidade e da saúde pública em geral, o que contribui para criar uma atmosfera receptiva e acolhedora durante o evento”.

No simpósio, foram tratados temas como avaliação e manejo dos aspectos cardiológicos do paciente obeso; risco e prevenção de neoplasias em indivíduos obesos; complicações ortopédicas associadas à obesidade; e benefícios e desafios da medicina esportiva na obesidade, entre outros.