O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) manifesta apoio a Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que está com os atendimentos a novos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) suspensos desde o dia 03 de abril. A unidade, bem como outros hospitais filantrópicos de Mato Grosso, passa por dificuldades financeiras devido aos atrasos de repasses de recurso estadual e municipal.

Reunião foi realizada na sede do CRM-MTAlém do prejuízo aos funcionários da unidade, que estão com salários atrasados, à suspensão do atendimento coloca em risco a saúde dos pacientes e seus familiares que necessitam do serviço.

Na tentativa de reverter esse problema, O CRM-MT se reuniu nesta semana com a diretoria da Santa Casa, o promotor de Justiça Alexandre Guedes – representando o Ministério Público Estadual (MPE), e o secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Dr. Huark Douglas Correia, para discutir alternativas visando à solução do impasse.

Para a direção do CRM-MT, o cenário dos hospitais filantrópicos é preocupante, tendo em vista a importância dessas unidades para o sistema de saúde. “O Conselho Regional de Medicina adota a posição dos profissionais de saúde e da comunidade. Queremos que o governo estadual e municipal assuma suas obrigações de repassar as verbas para essas instituições, para que elas voltem a funcionar em sua plenitude”, declarou a presidente Drª Maria de Fátima de Carvalho Ferreira.

Durante a reunião, o secretário de Saúde de Cuiabá, Dr. Huark Douglas Correia, afirmou que até sexta-feira (13.04) deve fazer o repasse financeiro que compete à Prefeitura de Cuiabá.

Já o médico Antônio Preza, diretor da Santa Casa, disse que após o pagamento a unidade voltará a atender normalmente na próxima semana.