O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) entende como legítima a competência dos Conselhos de Medicina para a discussão, elaboração, edição e divulgação das normativas da profissão, nos termos da Lei nº 3.268/1957 e demais, mas não compreende a forma como foi construída e divulgada da Resolução CFM nº 2.227/2018, que define a disciplina a telemedicina como forma de prestação de serviços médicos mediados por tecnologias, considerando que como está proposta, a referida resolução tem potencial para modificar radicalmente a forma como a Medicina é praticada há milênios, implicando em possíveis e irreparáveis danos a sociedade, ao invés de beneficiá-la.

O CRM-MT manifesta pela necessidade de ampla e cautelosa discussão sobre o importantíssimo tema, com a participação de todos os Conselhos Regionais, nos moldes da elaboração do Código de Ética Médica, considerando que o texto, tal como foi divulgado, não contempla de forma alguma a utilização segura das tecnologias de comunicação em saúde, criando precedentes perigosos para a saúde da população.

O CRM-MT manifesta seu desejo incontestável de participar das discussões; apresentar suas dúvidas e anseios; alertar para os pontos críticos sobre o tema; discutir de forma ampla a resolução publicada, além de propor sugestões e modificações com o objetivo de aprimorar a atuação médica e sua inexorável interação com os processos tecnológicos, sempre em prol da sociedade e da prática médica de forma ética.

Esperamos que a reunião dos Presidentes dos Conselhos Regionais, marcada pra o próximo dia 06 de fevereiro de 2019, na sede do CFM (DF), seja o passo decisivo nessa direção.