O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), após avaliação da segurança e eficácia dos imunizantes pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), enviou na última segunda-feira (18), um ofício para a Secretaria Municipal de Saude (SMS).

O documento solicita o envio do Plano Municipal de Imunização e reitera a disponibilidade da estrutura física da sede do Conselho Regional de Medicina como posto de campanha de vacinação.

O CRM-MT acredita na autonomia dos médicos e pacientes no que diz respeito à vacinação contra COVID-19 e se coloca à disposição das autoridades para auxiliar no que for necessário.

Pela terceira vez, o CRM-MT solicita à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá a instalação de um posto de vacinação contra a Covid-19 na sede da Autarquia para atender os profissionais médicos aptos à receberem a imunização.
De acordo com a Presidente do CRM-MT, Dra. Hildenete Monteiro Fortes, a descentralização da vacinação contribuirá para que o profissional médico possa ser vacinado de forma mais rápida, otimizando, ainda, a rotina daqueles que há um ano trabalham diuturnamente para atender os pacientes com Covid-19, além de reduzir o fluxo de pessoas no Centro de Eventos do Pantanal.
No ofício encaminhado à SMS nesta terça-feira (02/03) o CRM ressalta que a instalação do posto de vacinação na sede da Autarquia não irá alterar o calendário de vacinação do município, ao contrário, contribuirá para que a imunização dos que estão na linha de frente do combate à Covid-19 seja mais ágil.
Esta é uma demanda que o CRM-MT está recebendo dos próprios profissionais médicos e já foi adotada por secretarias de saúde de diversas capitais como São Paulo (SP), Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS), ademais a descentralização poderia ser estendida para outros Conselhos de Fiscalização ligados à área da saúde, destaca a Presidente. Clique aqui e veja oficio