O Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT) promoveu ontem (21), um encontro entre os candidatos das eleições 2022 do Estado de Mato Grosso e a classe médica. A reunião ‘Saúde em pauta’ aconteceu na sede do CRM-MT de forma híbrida e apresentou propostas relacionadas a temas importantes para a saúde da população a nível Municipal, Estadual e Federal.

Temas como cobrar dos gestores o aperfeiçoamento da infraestrutura de atendimento e condições de trabalho, lutar pela qualidade de ensino médico, buscar a valorização dos médicos e da medicina e a abertura desenfreada de escolas médicas, entre vários outros foram abordados durante a reunião.

A falta de concurso público, plano de carreira e pisos salariais foi levantada durante a noite. A revalidação dos diplomas estrangeiros também entrou em discussão. A aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) deve ser exigida de todos aqueles que se formaram em medicina em países estrangeiros e têm a pretensão de atuar de forma plena no Brasil. A superação dessa etapa reduz o risco de exposição de pacientes a profissionais sem a devida qualificação.

O evento contou com a participação presencial e on-line dos candidatos nas eleições 2022 de todo o Estado de Mato Grosso, da presidente do CRM-MT, Dra. Lúcia Helena Barboza Sampaio e representantes de outras entidades médicas para debater os temas relevantes para a medicina brasileira.